networkeffect.bmp Efeito de Rede ou a Lei de Metcalfe - Esses dias discutindo o uso de sites de redes sociais na Publicidade, um aluno me questionou sobre o que seria o tel "efeito de rede" que muita gente fala por aí. Robert (Bob) Metcalfe é o nome do cara que formulou, matematicamente, as leis que explicam o que ele mesmo cunhou como "efeito de rede". Ele explicou que o valor de uma rede de telecomunicações cresce ao mesmo tempo em que seu número de usuários cresce (é proporcional ao quadrado do número de seus usuários). O efeito de rede depende, assim, do valor da rede, que por sua vez, depende da quantidade de usuários que a adotam inicialmente. A idéia toda é que, uma vez superado o que se chama de critical mass, atinge-se um estágio onde o crescimento da rede pode tornar-se quase exponencial, pois o valor da rede é suficiente para gerar o efeito de rede. Na figura abaixo, tem um dos slides que o próprio Metcalfe usou para explicar a teoria na década de 80.

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O valor da rede está, assim, na própria rede. Vejamos o Orkut, por exemplo. O valor de estar no Orkut é proporcional à quantidade de pessoas que estão lá. Cada nova pessoa que adiciona um perfil adiciona, também, valor à rede.

Uma das estratégias para se buscar o efeito de rede é, assim, tentar superar uma massa crítica com os chamados early adopters, ou ainda, influenciadores iniciais. Cada produto teria um tipo característico de early adopter, que poderia dar origem ao efeito de rede. A critical mass pode ser, também, um efeito de crescimento posterior, mais orgânico, atingido por outro tipo de influenciador, que não é necessariamente um usuário inicial.

Ao observar a questão do surgimento das redes sociais, Metcalfe explica:

Social networks form around what might be called affinities. For each affinity, there is a critical mass size given by N=C/A, as above. If the number of people sharing an affinity is above this critical mass, then their social network may form, otherwise not. As Internet access gets cheaper and the tools for exploiting affinities get better, many more social networks will become viable.


Isso teria uma relação direta com a chamada "Cauda Longa", livro famoso do Chris Anderson já lançado no Brasil. As ferramentas diversificadas de busca de informação permitiriam uma maior quantidade de sub-redes focadas em pequenos nichos de interesse surgirem e espalharem-se, através de vários pequenos "efeitos de rede". Isso talvez seja um indício de que efeitos de rede em grandes sistemas, como aconteceu com o Orkut, estejam fadados a uma maior especialização de público e novas redes sociais, como o Ricardo vive dizendo, sejam mais e mais especializadas. (Bom lembrar também que o Metcalfe previu o colapso da Internet, em um famoso livro que lhe rendeu violentas críticas.)