rede.jpg Seriam os sites de redes sociais só uma moda? - E a grande discussão sobre redes sociais na blogosfera é a palestra do chefe executivo da Microsoft, Steve Ballmer. A bombástica declaração do executivo diz respeito aos comentários e questionamentos a respeito da falta de investimento em ferramentas da chamada Web 2.0 por parte da empresa e das tratativas Microsof- Facebook.

?I think these things [social networks] are going to have some legs, and yet there?s a faddishness, a faddish nature about anything that basically appeals to younger people.?


Na declaração, Steve Ballmer afirma que há "um quê de modismo" nas redes sociais, que não justificaria grandes retornos financeiros para a Microsoft, que é o que ele procura atualmente. Essa declaração gerou várias controvérsias a respeito do quanto Ballmer compreenderia ou não das redes sociais.

ballmer.jpeg
Mr Ballmer would not comment on Microsoft?s talks with Facebook but did suggest that he could see value in the Facebook brand and the ?network effects? ? or community ? the site has built up by accruing more than 40 million users in the three years since it start.

Acho que na verdade, o pensamento de Ballmer tem lógica. É verdade. Não há nada de valor em termos tecnológicos em sites de redes sociais. E sequer as novas ferramentas que têm sido criadas têm realmente inovado. A tecnologia por trás de empresas como o Facebook, por exemplo, é de uma simplicidade atroz. O importante é mesmo o que ele tem apontado: o efeito de rede ou a capacidade do sistema de agregar pessoas em uma velocidade exponencial; e o potencial de compreender como as pessoas usam a Internet como ferramenta de interação. Sites de redes sociais servem para explicitar comportamentos e estruturas de redes sociais e é aí que está um dos valores fundamentais dessa "moda". :-) E puxei a sardinha para o meu lado.