outubro 31, 2007

Palestra Virtual - Projeto Experimental das alunas Gabi Zago e Alessa Rovere, da UCPel.



Quem estiver interessado, pode inscrever-se aqui.
Posted by raquel at 8:44 AM | Comments (1) | TrackBack

outubro 25, 2007

Omelete - Outra proposta interessante de uso de várias plataformas para a interatividade é a do Omelete. Aparentemente, o site de notícias está fazendo um jogo com os leitores, onde eles precisam descobrir um código "escondido" que está numa matéria antiga do Érico sobre o filme Pi. O jogo (e a provável promoção) ainda são obscuros, mas já geraram uma enorme thread entre os leitores na comunidade do Orkut.
Posted by raquel at 1:33 AM | Comments (1) | TrackBack
SL.tiff CSI NY no Second Life - Hoje, aqui nos EUA, deu um episódio especial chamado Down the Rabbit Hole (o primeiro de dois episódios) do CSI NY (seriado popular da CBS) onde mistura-se o Second Life e os crimes que os detetives normalmente investigam. A jogada é sensacional. De um lado, no seriado, os famosos detetives-médicos investigam uma série de crimes que tem conexões entre o SL e os "donos" dos avatares na vida real. Do outro, todos os fãs da série podem participar das investigações no próprio Second Life, onde podem auxiliar o Mac a achar "Venus" o avatar da assassina do programa de hoje. É possível ir à cena do crime virtual, conversar com os avatares e mesmo, conseguir pistas do que vai acontecer na semana que vem. Claro que, no meio de tudo isso, há propaganda da Cisco e do próprio Second Life no programa e na Internet. Lembrei direto do Chico e do trabalho que ele está fazendo no TCC, sobre a convergência entre a TV e a Internet.
Posted by raquel at 1:16 AM | Comments (3) | TrackBack

outubro 24, 2007

milwaukee.jpgMilwaukee - Várias observações a respeito da cidade. A primeira é que Milwaukee era para ser uma cidade gigante. Mas é muito esquisito, pois parece minúscula. Com ruas larguíssimas (a Alla Zollers me disse que é para os caminhoes que retiram a neve passarem e deixarem a neve do lado), calçadas igualmente largas, há meia duzia de prédios altos. O centro é minúsculo. Não há pessoas caminhando nas ruas. Há poucas lojas realmente no centro.

# Milwaukee também parece ter um problema sério de gangues. Toda a hora aparece alguém que morreu de bala perdida nas notícias por aqui ou de brigas de gangue. Estranho, porque é realmente uma cidade pouco concentrada.

# A comida aqui nos EUA é outro caso estranho. É tudo muito, muito gordo. Tudo é frito. Sucos naturais não existem ou estão muito escondidos. Ontem eu pedi uma salada. Sabe qual a interpretação deles? Um quilo de queijo e presunto com uns pedacinhos de alface e meio tomate, tudo lotado de um molho de queijo. Gordo? Capaz. Essa mania de comer tudo gordo (e em proporções gigantes- eu nunca consigo terminar um prato) deve ser a grande responsável pela quantidade enorme de pessoas muito acima do peso nas ruas.

mam.jpg# Ontem consegui dar uma fugida para visitar o Museu de Arte de Milwaukee. Muito legal. Fica na beira do lago Michigan, e é todo branco por dentro, com chão de mármore e estruturas brancas. Das exposições, gostei muito da do Martín Ramirez. Do acervo, destaque especial para a parte de arte contemporânea, com obras do Lichtenstein, Wahrol (Campbell's Soup), Picasso, e especialmente, para a sala de hiperrealismo com The Janitor (Duane Hanson) e Nancy (Chuck Close).

# Aproveitei que a conferência fica perto de uma Borders e fiz a festa também. Comprei vários livrinhos, dentre os quais, Interworld (Neil Gaiman e Michael Reaves), Fragile Things (Gaiman), The Book of Lost Things (John Connolly) e Beowulf. Também ganhei vários filmes do Miyazaki. Tem muito mais livros que eu quero, mas vou ver se consigo comprar depois. Livro aqui é muito barato (yay!).
Posted by raquel at 10:11 AM | Comments (3) | TrackBack

outubro 23, 2007

ASIS&T - Então, hoje várias mesas sobre metodologia em pesquisa na Internet (tanto quantitativa quanto qualitativa), e consegui um bom intercâmbio de idéias com o pessoal da ciência da informação, que está presente em massa no congresso. Apresentei meu trabalho sobre "Redes Sociais Brasileiras e Difusão de Informações no Fotolog.com" e foi bem legal (a idéia da apresentação dinâmica foi melhor que a da AOIR). A danah boyd falou do Facebook e os adolescentes nos EUA, depois falei eu, depois a Alla Zollers sobre Ativismo Digital em Redes Sociais, focando o Facebook e o MySpace, e depois o Fred Stutzman, o organizador da mesa, sobre metodologias de pesquisa em redes sociais. A mesa foi muito legal mesmo! Adorei ter tido a oportunidade de fazer parte dela e acho que o pessoal também ficou feliz com a minha participação, tive vários feedbacks positivos. Depois saimos todos para jantar e ficamos conversando sobre, adivinhem... sim! Redes sociais! hahahahahaha

Sobre Milwaukee, é uma cidade esquisita. É toda larga, espalhada e parece que falta gente nas ruas. Além disso, é toda interconectada com caminhos entre os prédios, disse a Alla que porque aqui quando neva, faz muito frio. Bem, quando eu tiver tempo, coloco umas fotos no Flickr. :D Mas não vou poder mais postar com muita freqüência porque a Internet no hotel da conferência caríssima e não encontrei nada gratuito próximo.
Posted by raquel at 12:26 AM | Comments (1) | TrackBack

outubro 22, 2007

Milwaukee - Depois de alguns atrasos (sim, os vôos aqui tb atrasam) e duas horas de fuso, cheguei em Chicago e vim direto para Milwaukee, onde vou apresentar um trabalho de novo. Estou aqui para uma mesa redonda sobre Redes Sociais, com a danah boyd, o Fred Stutzman e a Alla Zollers. Ontem de noite resolvi mudar a apresentação e fazer algo mais dinâmico, espero que fique legal. Estou participando agora do ASIS&T, cujo tema deste ano é Web 2.0. Depois volto a postar as novidades.
Posted by raquel at 12:22 PM | Comments (2) | TrackBack

outubro 20, 2007

Apresentação - Assisti vários trabalhos sobre blogs e um sobre o Orkut. Minha apresentação foi boa, sairam umas perguntas bem legais e uns comentários interessantes. Mas também a parte mais legal são os contatos que se faz. Conheci muita gente nessa AIR que vão ser, eu espero, excelentes contatos para pesquisas futuras. Vou colocar as fotos que tirei dos grupos no Flickr assim que tiver um tempo. Amanhã de manhã cedo - 6:30- vou para Chicago e de lá, para Milwaukee, onde vou participar de uma roundtable sobre redes sociais. :D Daí conto mais.
Posted by raquel at 10:44 PM | Comments (0) | TrackBack
:-O - Estou no meio de uma apresentação sobre o Orkut e o Trivinho acaba de ser citado.
Posted by raquel at 7:36 PM | Comments (6) | TrackBack
E ainda mais AIR - Hoje teve outro painel sobre redes sociais. Desta vez falaram a danah boyd, a Nicole Ellison, a Nancy Baym, o Jan Schmidt, o Jeff Hammerbacher, a Amanda Lenhart e o Daniel Skog. Todos falaram de pontos cruciais sobre a pesquisa em redes sociais e do que está sendo feito na área. De novo, muita atenção para o Facebook, o Myspace e mais alguns outros sites de redes sociais populares na Alemanha e na Suíça. Muitas pessoas aqui estão fazendo pesquisas qualitativas e quantitativas, como eu fiz na minha tese e estão afirmando que este é o melhor caminho para se ter o "quadro completo" das redes sociais. Muitas pesquisas empíricas também. As temáticas são recorrentes na área: capital social, laço social, relações sociais, estruturas das redes. O que é mais compensador para mim é perceber que, apesar de ser 50% da presença sul americana na conferência, não estou nem um pouco fora da área.
Posted by raquel at 4:02 PM | Comments (0) | TrackBack
Apresentação - Como amanhã é a apresentação do meu trabalho, óbvio que minha gripe piorou e eu estou ficando sem voz e tossindo sem parar. Que bom. Mas pelo menos, hoje, na mesa redonda, não fiz feio. :P
Posted by raquel at 1:14 AM | Comments (0) | TrackBack

outubro 19, 2007

Mais AIR - Hoje de manhã participei de um painel super legal sobre "Surviving Grad School" com pesquisadores de várias partes do mundo, onde discutimos semelhanças e diferenças sobre o processo de fazer um doutorado ou mestrado. Várias dicas legais surgiram, depois eu blogo. :)

Ah, e ontem de noite eu participei de um encontro com pesquisadores de redes sociais e pude conversar com muitas pessoas legais, como o Sheizaf Rafaeli, a Nicole Ellison, a danah boyd, a Nancy Baum e muitos outros pesquisadores legais.
Posted by raquel at 3:31 PM | Comments (0) | TrackBack

outubro 18, 2007

Tarde - Assisti trabalhos sobre blogs - trabalhos bastante quantitativos e utilizando amostras estatísticas, bem legais. E agora estou em uma mesa sobre fronteiras geográficas e a Internet. Estava pensando em assistir uma mesa sobre dating, mas essa é mais útil para a minha futura pesquisa. :)
Posted by raquel at 8:44 PM | Comments (1) | TrackBack
815303812_da7f92c8e6.jpgJohn Lester - E o primeiro keynote speaker da AIR deste ano foi o John Lester ou Pathfinder, da Linden Lab. Ele falou um pouco sobre o que era a proposta do Second Life, várias idéias e pontos sobre o que tem sido feito no sistema. Também falou sobre as filosofias da Linden Lab e a forte ênfase educacional que querem dar para o Second Life. Vários exemplos super legais, mas a palestra foi meio que uma apresentação do Second Life mesmo.

Algumas coisas interessantes apareceram, como mundos que são reproduções dos mundos "reais" e mundos de fantasia. Várias apropriações óbvias, como o uso do sistema para jogos e para experiências de aprendizado. Os exemplos foram muito legais, mas foi mesmo uma palestra mais do ponto de vista "empresarial" (tipo, por que no modelo do SL há liberdade para entrar, mas é preciso pagar para construir algo ou para comprar terras. Relatou também vários experimentos (como ecossistemas artificiais, grupos de apoio para pessoas com síndrome de asperger (SL auxiliando-os a se socializar) e etc.
Posted by raquel at 6:34 PM | Comments (1) | TrackBack
Ética em Pesquisa - Uma coisa sobre a qual todo mundo aqui é muito preocupado é a questão da ética em pesquisa. Eles são super estressados com mostrar perfis, comunidades e mesmo discussões que aconteceram nos grupos. É uma discussão muito interessante porque eu nunca pensei muito nesses aspectos (a não ser os jurídicos) no Brasil. Se por um lado, eles escondem tudo (tem gente que nao diz nem o site onde efetuou a pesquisa), por outro, isso dá uma margem enorme para as chamadas "pesquisas fantasmas", ou seja, pesquisas com dados completamente inventados. Difícil questão.
Posted by raquel at 2:47 PM | Comments (2) | TrackBack
Comunidade de fãs dos Rolling Stones - Agora assistimos ao trabalho de Andrea Baker sobre uma comunidade de fãs dos Rolling Stones. Ela avaliou os laços entre as pessoas que estavam na comunidade. É um trabalho etnográfico de observação participante, muito semelhante ao que eu fiz com a comunidade do IRC no mestrado. Tem bastante coisas interessantes, pois ela avaliou também as conexões online e offline desses grupos. Estou cheia de idéias sobre caminhos futuros para os meus trabalhos. É impressionante como congressos podem dar tantas idéias legais!
Posted by raquel at 2:44 PM | Comments (0) | TrackBack
Mais Facebook - Agora assistimos ao trabalho da Nicole Ellison sobre capital social no Facebook. A Nicole mostrou um trabalho fantástico sobre construção de capital social, amizades e benefícios de fazer parte de uma rede social como o Facebook. Ainda é um trabalho em construção, mas tem findings muito interessantes. Vou tentar ver se consigo uma cópia do trabalho quando a sessão acabar. :)
Posted by raquel at 2:26 PM | Comments (0) | TrackBack
Grupo sobre Online Communities and Social Networks - Blogando live da AIR, estou participando de um grupo sobre padrões observados em redes sociais e comunidades virtuais. O primeiro apresentador foi o Mark Johns, que falou sobre a apresentação da identidade no Facebook, a partir de uma visão do interacionismo simbólico. É um estudo pequeno, já que ele apenas observou perfis de estudantes da própria universidade, mas alguns resultados são interessantes. Eles parecme ter observado que o padrão de atividades no Facebook tem uma relação direta com momentos de stress na universidade. Exemplo: Durante as provas e exames, os alunos parecem estar muito mais ativos do que nos períodos mais "lights". (Essa atividade relacionada às mudanças de perfis.) Ele relacionou algumas coisas com as quais não concordo muito, tipo explicitando que os perfis mais "estáveis" seriam relacionados a indivíduos com identidades igualmente mais "estáveis" (no Orkut, parecemos estar observando que isso só quer dizer que a pessoa loga menos no sistema). Enfim, informações interessantes, o Facebook parece ser apropriado de forma muito semelhante, por aqui, ao Orkut no Brasil.
Posted by raquel at 2:02 PM | Comments (0) | TrackBack

outubro 17, 2007

Second Life - Participei de um workshop com o pessoal da Linden Labs sobre o Second Life. Apesar da técnica já manjadíssima do brainstorming, as pessoas discutiram várias coisas sobre identidade, construção de espaços e interação no sistema.
Posted by raquel at 4:41 PM | Comments (1) | TrackBack

outubro 16, 2007

The 20 Greatest Rock Anthems - Então eu estava assistindo TV aqui no hotel e parei neste programinha onde foram apresentados os 20 grandes "hinos" do Rock. Não satisfeita com a lista dos caras, resolvi fazer a minha eu mesma. :-)

1.We Will Rock You (Queen) - Foi a primeira do show, sou obrigada a concordar.:)
2. Run to the Hills (Iron Maiden)
3. Song 2 (Blur)
4. Rock and Roll (Led Zeppelin)
5. Welcome to the Jungle (Guns n'Roses)
6. Born to be Wild (Steppenwolf)
7. My Generation (The Who) - Foi a segunda da lista da TV.
8. We are not gonna take it (Twisted Sister)
9. Dream On (Aerosmith)
10. Rock N' Roll All Nite (Kiss)
11. Satisfaction (Rolling Stones)
12. Should I stay or should I go (The Clash)
13. Blitzkrieg Bop (The Ramones)
14. Another Brick in the Wall (Pink Floyd)
15. Should be all night long (AC/DC)
16. Johnny B. Goode (Chuck Berry) - um hino!
17. I love Rock'n'roll (The Arrows) - Teria ficado melhor classificada se a Britney Spears não tivesse acabado com a música.
18. Rockin' in the Free World (Neil Young)
19. Like a Rolling Stone (Bob Dylan)
20. Smoke on the Water (Deep Purple)

Menção honrosa para: Revolution (The Beatles), Do the Evolution (Pearl Jam), Mr Jones (Couting Crows) e Bohemian Rhapsody (Queen).
Posted by raquel at 2:25 AM | Comments (5) | TrackBack

outubro 15, 2007

Outono - A coisa mais linda aqui da região de Washington/British Columbia é a época do ano. As árvores têm todas as tonalidades de dourado, vermelho, amarelo, laranja e derivados possíveis. Para completar, a maior parte das mercearias estampa lindas e enormes abóboras na frente, já em alusão ao Halloween.
Posted by raquel at 10:32 PM | Comments (0) | TrackBack
Microsoft - Cheguei em Vancouver, com uma parada em Dallas. Como cheguei um dia antes do congresso, aproveitei e vim visitar o Japa e conhecer o campus da Microsoft. Muito legal. É gigante. Vi os prédios todos com tons outonais das árvores e folhas. Não é tão colorido quanto o campus do Google, mas é beem maior. Também dei uma passeada por Seattle. Amanha volto pra Vancouver. :)
Posted by raquel at 12:50 AM | Comments (0) | TrackBack

outubro 10, 2007

networkeffect.bmp Efeito de Rede ou a Lei de Metcalfe - Esses dias discutindo o uso de sites de redes sociais na Publicidade, um aluno me questionou sobre o que seria o tel "efeito de rede" que muita gente fala por aí. Robert (Bob) Metcalfe é o nome do cara que formulou, matematicamente, as leis que explicam o que ele mesmo cunhou como "efeito de rede". Ele explicou que o valor de uma rede de telecomunicações cresce ao mesmo tempo em que seu número de usuários cresce (é proporcional ao quadrado do número de seus usuários). O efeito de rede depende, assim, do valor da rede, que por sua vez, depende da quantidade de usuários que a adotam inicialmente. A idéia toda é que, uma vez superado o que se chama de critical mass, atinge-se um estágio onde o crescimento da rede pode tornar-se quase exponencial, pois o valor da rede é suficiente para gerar o efeito de rede. Na figura abaixo, tem um dos slides que o próprio Metcalfe usou para explicar a teoria na década de 80.

metcalf.PNG


O valor da rede está, assim, na própria rede. Vejamos o Orkut, por exemplo. O valor de estar no Orkut é proporcional à quantidade de pessoas que estão lá. Cada nova pessoa que adiciona um perfil adiciona, também, valor à rede.

Uma das estratégias para se buscar o efeito de rede é, assim, tentar superar uma massa crítica com os chamados early adopters, ou ainda, influenciadores iniciais. Cada produto teria um tipo característico de early adopter, que poderia dar origem ao efeito de rede. A critical mass pode ser, também, um efeito de crescimento posterior, mais orgânico, atingido por outro tipo de influenciador, que não é necessariamente um usuário inicial.

Ao observar a questão do surgimento das redes sociais, Metcalfe explica:

Social networks form around what might be called affinities. For each affinity, there is a critical mass size given by N=C/A, as above. If the number of people sharing an affinity is above this critical mass, then their social network may form, otherwise not. As Internet access gets cheaper and the tools for exploiting affinities get better, many more social networks will become viable.


Isso teria uma relação direta com a chamada "Cauda Longa", livro famoso do Chris Anderson já lançado no Brasil. As ferramentas diversificadas de busca de informação permitiriam uma maior quantidade de sub-redes focadas em pequenos nichos de interesse surgirem e espalharem-se, através de vários pequenos "efeitos de rede". Isso talvez seja um indício de que efeitos de rede em grandes sistemas, como aconteceu com o Orkut, estejam fadados a uma maior especialização de público e novas redes sociais, como o Ricardo vive dizendo, sejam mais e mais especializadas. (Bom lembrar também que o Metcalfe previu o colapso da Internet, em um famoso livro que lhe rendeu violentas críticas.)
Posted by raquel at 2:00 PM | Comments (4) | TrackBack
Off I go - Em alguns dias estarei em Vancouver, participando do IR 8.0, congresso da Association of Internet Researchers. Vou apresentar o trabalho "Communities in Social Networks: A Case Study of Brazilian Fotologs". Também vou participar de um colóquio sobre a pós-graduação, falando um pouco da experiência no Brasil. Estou com grandes expectativas, pois o congresso tem o apoio da Linden Labs e da Microsoft. Aliás, o Second Life vai ter um dia inteiro dedicado a si, em um workshop que eu vou participar (depois pretendo reproduzir um pouco desse workshop em dois sábados de oficinas para os meus alunos).

De lá, corro para Milwaukee, onde vou participar do ASIS&T 2007, cujo tema é social computing e a chamada web 2.0. Neste evento, vou participar de uma mesa redonda para a qual fui convidada. Estarei em excelente companhia: com o Fred Stutzman, a danah boyd, o Scott Golder, e a Alla Zollers. O tema da mesa é Research Directions in Social Network Sites. Eu vou falar sobre o Fotolog e o Orkut no Brasil. :-) Bem, depois desta corrida, volto para o Brasil com novidades, espero.
Posted by raquel at 9:12 AM | Comments (8) | TrackBack

outubro 9, 2007

History of Social Web - Um pequeno compêndio feito pelo Trebor Scholz a respeito da História da "Web Social". Tem muitas informações interessantes, para guardar.
Posted by raquel at 11:17 PM | Comments (2) | TrackBack

outubro 3, 2007

rede.jpg Seriam os sites de redes sociais só uma moda? - E a grande discussão sobre redes sociais na blogosfera é a palestra do chefe executivo da Microsoft, Steve Ballmer. A bombástica declaração do executivo diz respeito aos comentários e questionamentos a respeito da falta de investimento em ferramentas da chamada Web 2.0 por parte da empresa e das tratativas Microsof- Facebook.

?I think these things [social networks] are going to have some legs, and yet there?s a faddishness, a faddish nature about anything that basically appeals to younger people.?


Na declaração, Steve Ballmer afirma que há "um quê de modismo" nas redes sociais, que não justificaria grandes retornos financeiros para a Microsoft, que é o que ele procura atualmente. Essa declaração gerou várias controvérsias a respeito do quanto Ballmer compreenderia ou não das redes sociais.

ballmer.jpeg
Mr Ballmer would not comment on Microsoft?s talks with Facebook but did suggest that he could see value in the Facebook brand and the ?network effects? ? or community ? the site has built up by accruing more than 40 million users in the three years since it start.

Acho que na verdade, o pensamento de Ballmer tem lógica. É verdade. Não há nada de valor em termos tecnológicos em sites de redes sociais. E sequer as novas ferramentas que têm sido criadas têm realmente inovado. A tecnologia por trás de empresas como o Facebook, por exemplo, é de uma simplicidade atroz. O importante é mesmo o que ele tem apontado: o efeito de rede ou a capacidade do sistema de agregar pessoas em uma velocidade exponencial; e o potencial de compreender como as pessoas usam a Internet como ferramenta de interação. Sites de redes sociais servem para explicitar comportamentos e estruturas de redes sociais e é aí que está um dos valores fundamentais dessa "moda". :-) E puxei a sardinha para o meu lado.
Posted by raquel at 11:31 PM | Comments (5) | TrackBack