dexter_1.jpgDexter- Sou uma grande fã de livros de mistério e policias. Medicina legal sempre foi minha matéria favorita na faculdade. Sempre fui curiosa a respeto de sociopatias, psicopatias e afins. Eu adoro CSI.

Por causa disso e de todas as críticas favoráveis, fui muito entusiasmada assistir Dexter, a série sobre o serial killer que mata outros serial killers. Não deu certo. Quero dizer, assisti apenas a dois episódios. Mas, tirando o Michael C. Hall, não achei nenhuma graça. O enredo é chato, os crimes são chatos, as personagens são chatas (meu Deus, o que é aquela irmã dele???), os episódios são chatos e o que é pior... looooongos. Toda a série me pareceu imensamente arrastada. A parte mais interessante (ao menos pra mim) que seria o Dexter investigando a mente dele mesmo (já que ele é um sociopata) é pouquíssimo explorada pela série, ficando na mesmice do "fingir emoções" (mas ele ri das piadas, fica com peninha das pessoas, ajuda todo mundo... :P) e do "gah, eu tenho necessidades" (e vou caçar criminosos por aí). Fora que o centro da primeira temporada, no tal cara do caminhão de gelo é ridiculamente ruim. Ah sim, eu me esqueci que caminhões de gelo são uma coisa nunca dantes vista em crimes seriais. Totalmente inédito. Teria que ser um gênio para se dar conta disso, como o Dexter. Fora que, tenhamos a Santa paciência, faz DOZE anos que o cara trabalha na polícia e até essa fatídica temporada nunca ninguém desconfiou de suas atividades "paralelas"? E nem vou falar nas milhares de cenas de sangue, cadáveres e corpos destripados que não acrescentam nada na trama, só o sensacionalismo barato. Acho que no primeiro episódio deve ter uns 15 minutos do tempo total só de corpos aparecendo. (spoilers ahead!!) E parece que na segunda temporada só fica pior, porque daí vão descobrir os "crimes" do Dexter (mas não que foram cometidos por ele.)

Enfim, minha crise com a série é o fato de eu ver uma idéia boa sendo usada de modo pouco inteligente, explorando superficialmente a coisa toda e lançando mão de uma espécie de humor negro que me é totalmente inatingível. Esperava mais, muito mais. Algo mais científico, acho. Talvez eu deva ler o livro que inspirou a série - que, por sinal, também já é uma série. Ou não. :P