youbama.gifObama e a Internet - Barack Obama é um dos candidatos (ou pré-candidatos) à presidência dos EUA mais populares na Internet. Ele tem o apoio de vários indivíduos e sites, inclusive do TechCrunch. Aparentemente, o candidato tem conseguido falar para a audiência online com muita desenvoltura, pois tem perfil em vários sites de redes sociais, tem uma política de tecnologia popular (inclusive tem dito por aí que vai flexibilizar os vistos de trabalho e estudo para estrangeiros, que têm sistematicamente complicado a mão de obra das empresas do Vale do Silício na administração Bush); quer manter a Internet livre de impostos e promete investimento alto em tecnologia e o suporte do governo digital e da participação dos cidadãos.

Com toda essa popularização, o nome dele tem aparecido muito na Rede. Recentemente, dois estudantes de Stanford (Christopher Pedregal e Eric Park) criaram o Youbama, um site que pretende agregar apoiadores de campanha e ampliar o apoio ao candidato na Rede. O site tem um estilo Digg, permite que as pessoas coloquem vídeos explicando porque vão votar no Obama e os vídeos são votados pelos demais para aparecer em cima da lista. A iniciativa mescla a produção colaborativa e a política de uma forma criativa.

(E o blog casabranca2008 avisa que hoje tem o grande debate Clinton-Obama que pode decidir a eleição para o partido democrata antes da super-terça. A CNN deve transmitir, 23h horário de Brasília.)