twitter_logo.jpgTwitter - Eu estava achando o Twitter uma grande bobagem. Fiz uma conta há meses e nunca mais usei. Então vem a Gabi com a história de TCC sobre o Twitter e "Twitter pra lá e pra cá" (vou confessar que eu não estava achando que o Twitter teria alguma função jornalística). Como resultado (e para fazer um papel decente como orientadora), resolvi dar mais uma chance para o sistema. Comecei a me obrigar a usar, publicar bobagens e inteirar-me do que as pessoas estão fazendo lá e como os veículos jornalísticos estão usando o sistema. E não é que me surpreendi? Realmente, o Twitter traz um mundo de apropriações muito parecidas com os blogs em vários sentidos. A BBC e a CNN têm usado como "últimas notícias" (até a BBC Brasil está lá). O Bitacoras envia os links mais legais sobre o que está saindo no blog a respeito de jornalismo, web e comunicação. O Howard Rheingold usa para distribuir links e pensamentos. E muitos outros usuários usam para contar aos amigos o que andam fazendo (eu inclusive).

Mas a parte que tem mais chamado a minha atenção é o uso político do sistema. A assessoria do Barak Obama usa para dizer como vai indo a campanha, assim como a assessoria da Hillary Clinton e a do John Edwards; dentre os Republicanos, tem o Ron Paul (a sensação da Internet), o Mike Huckabee e o Fred Thompson. (Não achei twitter para nenhum dos demais candidatos.) Interessante é que as assessorias também estão usando o sistema para seguir o que os eleitores estão comentando. Mal adicionei alguns e imediatamente fui adicionada por eles.

politweets.gif


E como se isso não fosse legal o suficiente, ainda há as apropriações do Twitter. O Politweets, por exemplo, é um sistema construído a partir do API do Twitter, que mostra a popularidade dos candidatos Republicanos e Democráticos a partir das conversações entre os usuários. Quanto mais se fala nele, mais pra cima vai o candidato. Embora não seja medida nenhuma da popularidade dos candidatos nos EUA, mostra um pouco dessa popularidade na Rede (Obama e Hillary lideram as conversas).

Parece-me que, de uma certa forma, o Twitter está ocupando uma função de "Últimas Notícias" para blogueiros, jornalistas, e usuários da Internet em geral. Todas essas apropriações, mais do que chamar a minha atenção, estão mostrando que há toda uma gama de novos usos para o Twitter. Por enquanto, estou olhando mais para os usos voltados para a política, mas eu, ao menos, enxergo várias outras maneiras de usar o API para marketing, jornalismo e mesmo, publicidade. Vamos ver o que aparece no horizonte. :-)

Update: Agorinha a Gabi comentou no Twitter uma matéria que saiu hoje no NYT sobre o uso do Twitter na campanha presidencial dos EUA.