184_post.jpg Google e a Propaganda na Internet - O Goole divulgou ontem o lucro do último quadrimestre, abaixo do esperado por Wall Street. A companhia, que tira a maior parte do seu lucro dos anúncios, gerou nervosismo com esse comunicado. De acordo com o anúncio, parte da culpa é dos sites de redes sociais.

Google on Thursday blamed the difficulty of making money from placing adverts on social networking sites for holding back its growth in the latest quarter, contributing to a 9 per cent slump in its shares in after-hours trading.


O problema de como fazer os sites de redes sociais gerarem dinheiro é antigo. Quando eu trabalhei com eles, essa já era a grande pergunta na companhia. E eu sempre defendi que anúncios soltos pelas páginas não iam dar certo, pois saturam o consumidor e acabam sendo ignorados. Mas a verdade é que o problema parece ser ainda maior:

The search company also reported an unexpectedly sharp slowdown in the number of ?clicks? people make on its online adverts, contributing to the nervousness on Wall Street about underlying demand for its core advertising services.


Se o número de pessoas clicando nos anúncios está sendo reduzido, isso pode significar que há uma adaptação dos consumidores para simplesmente ignorar essas informações. Será que o modelo de propaganda online está saturando? Eu acho que as pessoas estão ficando mais acostumadas com a Rede e mais focadas naquilo que realmente lhes interessa, ao invés de adotarem o comportamento errático de sair clicando. A tendência, pelo menos para mim, era que os anúncios precisassem ficar cada vez mais focados, específicos, para atingir seu público-alvo. Mas com o passar dos anos, não tenho visto isso acontecer. As propagandas nos sites de redes sociais, por exemplo, são completamente fora de contexto. As especificidades, necessidades que poderiam ser focadas, não o foram. Com o uso de propagandas sem sentido, eu acho que as pessoas realmente passam a olhar menos e clicar menos.

Essa adaptação das pessoas a ignorar anúncios pode sim gerar a necessidade de um novo modelo de publicidade para a Internet. Um, eu espero, menos intrusivo que o pop-up, por exemplo (que muita gente automaticamente fecha ou tranca), menos intrusivo que os "fantasminhas" (que eu, particularmente, odeio de morte), mais parecido com o ad sense (que eu sempre achei que estava no caminho certo), mas muito mais focado e agradável. O anúncio do Google traz um pouco das incertezas do mundo da publicidade na Rede: a Internet parece tornar-se um desafio para o mundo da publicidade, onde os modelos tradicionais poderão não funcionar. (Reparem que o anúncio do Google contradiz tremendamente as afirmações do Duncan Watts na entrevista sobre os modelos que ele está desenvolvendo para o Yahoo! que eu comentei logo abaixo.)