Brasileiros no Twitter


O pessoal do Twitter divulgou hoje diversas estatísticas a respeito do uso do sistema. Chamou minha atenção o número de brasileiros no sistema. Fora os Estados Unidos, que detêm 40% do tráfego total, o Brasil já está entre os países com tráfego relevante na parte internacional e já é o primeiro latino-americano a aparecer nas estatísticas. Depois do Japão, Espanha e UK, vem o Brasil empatado com o Canadá.

traficotweet.jpg


Acho que o percentual do Brasil é bastante alto para um sistema que é totalmente em inglês e que tem um cadastro difícil para o usuário médio. Recentemente estive fazendo o cadastro com os alunos para usar o sistema para algumas disciplinas de jornalismo e de novas tecnologias e percebi que havia uma grande dificuldade em compreender a lógica e a organização do Twitter. Além disso, a lentidão e os constantes "crashs" do Twitter por aqui também dificultam o uso.

relationships.jpg


Outro gráfico legal é o das relações entre os twitters (quem segue quem). O gráfico mostra, por exemplo, que menos de 10% dos twitters têm mais de 80 seguidores e seguem mais de 70 twitters. Neste número, há uma considerável diferença entre seguidos e seguidores, o que pode indicar a presença de twitters de grande audiência, mas que seguem um número bem menor de outros twitters. Em outras palavras, parece que, se esses números fossem colocados num grafo, veríamos o aparecimento de hubs. Outro detalhe interessante é que, quanto mais baixo o número de conexões, maior a tendência de uma igualdade entre o número de seguidores e twitters seguidos, o que pode mostrar uma tendência ao uso do sistema para conversações entre pequenos grupos (localização). O gráfico é um pouco antigo (em se tratando de Internet, um mês é muita coisa), mas pode mostrar um tipo de apropriação mais local ou um sistema em crescimento. Gostaria de ver os grafos dessas relações. :-)