Geografia dos Sites de Redes Sociais


snsmaps.jpgO Michael Farrugia divulgou hoje, em algumas listas, o resultado de um projeto de estudo da Geografia dos Sites de Redes Sociais e de visualização desses dados. Ele procurou identificar os sites de redes sociais mais utilizados em vários países do mundo em diversos papers e cruzou esses dados com outros, obtidos de sites como o Alexa e os reports da Comscore. O resultado foi o site, onde ele criou mapas de visualização do uso de sites de redes sociais no mundo. A idéia do trabalho dele é mostrar as fronteiras geográficas nos sites de redes sociais. Algumas estatísticas importantes que ele mostra a partir de sua pesquisa (traduzidas do site, grifos meus):

# Em 90 países (79% dos pesquisados), um grande site de rede social aparece entre os top 10 sites daquele país.
# Em 19 desses países, o site de rede social atinge a posição mais alta no ranking de sites mais acessados, na frente, inclusive, de todos os sistemas de busca.
# De uma amostra de 116 países, só 1 (Taiwan) não tinha um site de rede social na lista dos 100 sites mais acessados.


mapasns.jpg


O mais interessante, do meu ponto de vista, é verificar que as fronteiras geográficas dos sites de redes sociais parecem nada ter a ver com a língua ou com a proximidade cultural dos países. Na América Latina, por exemplo, temos o Facebook na Bolívia e na Colômbia, mas o Hi5 no Peru, México e na Venezuela, seus vizinhos. No Brasil, o Orkut aparece como o site mais utilizado, assim como no Paraguai. Já na Argentina e no Chile, aparece o MySpace e no Uruguai, o Badoo. É bastante curioso que exista um grande site mais acessado em cada país, mas que essa adoção não se espalhe entre vizinhos como seria de se esperar. Isso me leva a pensar na hipótese de que talvez a adoção desse tipo de serviço seja marcada pelas fronteiras geográficas mais do que pela cultura do sistema. Do mesmo modo, o estudo ressalta o espaço geográfico em um momento em que discute-se o ciberespaço como além das fronteiras. Essas considerações, aliás, estão dentro de um paper que eu e a Suely Fragoso propusemos para a Internet Research Conference deste ano, que busca estudar como vão aparecer as fronteiras e as representações geográficas no ciberespaço, a partir de um estudo do Orkut e de sua apropriação no Brasil. Outro paper resultado das férias que, quando a gente terminar a versão final, publico por aqui.