farcpeq.jpgMarcha contra as FARC - Enquanto os olhos da mídia brasileira só vêem Carnaval, na Colômbia, nossa vizinha, acontece um protesto histórico contra as FARC. Centenas de milhares de pessoas, de acordo com a BBC; mais de 4,8 milhões de pessoas acordo com a CNN foram às ruas do país ontem, vestindo camisetas brancas, e exigindo que as FARC parem de seqüestrar pessoas e libertem as que estão cativas. Os protestos foram ecoados por marchas também em outros países: na Venezuela, na Argentina, na França, nos Estados Unidos, na Hungria, na Itália, na Índia, no Panamá, no México, na Espanha (mais de 10 mil pessoas!) e na Inglaterra as pessoas também foram às ruas aos gritos de "Liberdade" para os sequestrados. (No Brasil a gente continua muito ocupado com o Carnaval.)

"No es el dolor físico el que me detiene, ni las cadenas en mi cuello lo que me atormenta, sino la agonía mental, la maldad del malo y la indiferencia del bueno" (Coronel Luis Mendieta, secuestrado hace 9 años).


A idéia do protesto nasceu no Facebook, onde a comunidade "Um milhão de vozes contra as FARC" criada pelo colombiano Oscar Morales discutiu e organizou a marcha, com a participação de mais de 250 mil apoiadores, mas que, nas ruas, adquiriu um proporção muito maior. A marcha contou com um site, que auxiliou na organização do protesto. De acordo com a CNN ainda, as TVs da Colômbia suspenderam a programação para transmitir o protesto e os apresentadores também usaram camisetas brancas. De acordo com os dois sites, muitos parentes das vítimas se opuseram aos protestos, acreditando que colocarão em risco os sequestrados. Acredita-se que são matidas cativas, hoje, pelas FARC mais de 700 pessoas. facebook.jpg

"Escuchen este mensaje que les está enviando Colombia, es todo el pueblo que les pide que por favor escuchen y reflexionen" (Clara Rojas, pedindo às FARC que "escutem")


As FARC, com todos os seus idealismos são, na minha opinião, organizações terroristas sim. O seqüestro dessas pessoas é um crime contra a humanidade, como definido pela International Crime Court, onde:

"Crime against humanity" means any of the following acts when committed as part of a widespread or systematic attack directed against any civilian population, with knowledge of the attack:

(...)(e) Imprisonment or other severe deprivation of physical liberty in violation of fundamental rules of international law;


A manutenção delas contra suas vontades, cativas, por anos a fim é cruel, desumana e criminosa. A marcha é histórica porque mostra o descontentamento da população colombiana (por quem as FARC, supostamente, atuam) com as táticas de guerrilha e de luta armada, que matam e mutilam inocentes, separam famílias e dividem o país. Mas ainda mais, é histórico que um protesto dessa magnitude, acompanhado por pessoas no mundo inteiro, tenha sido organizado na Internet, através de um site de rede social, em um país onde apenas 22% da população tem acesso à Internet.