Reputação e Redes Sociais


FutureOfReputation.jpgUma das temáticas que tem chamado minha atenção dentro do estudo das redes sociais é a questão da reputação. A reputação é vista como um atributo que é concedido pelos demais atores da rede a alguém, que tem uma relação direta com a previsão de um comportamento futuro (Buskens, 2002). A reputação é, assim, uma qualidade de alguém que é reconhecida pelos demais como parte de um comportamento característico (digamos, por exemplo, que alguém é "engraçado" ou "inteligente". Essas características constituem-se em reputação quando são socialmente percebidas pelo grupo). A reputação pode ser, também, uma forma de capital social, na medida em que pode gerar valor para o indivíduo envolvido.

Quando as redes sociais vão para o ciberespaço, temos toda uma nova gama de formas de construir e dividir reputação. O Technorati, por exemplo, faz um ranking de autoridade dos blogs. A autoridade, para o sistema, é uma forma de reputação, pois é compreendida (embora de forma quantitativa) como decorrente da quantidade de links que alguém recebe durante um determinado tempo. Um inlink (link que um blog recebe, por exemplo), é uma forma de receber poder (eu e o Alex Primo desenvolvemos isso em alguns artigos há algum tempo). Quando eu fiz o link para o blog do Alex na frase anterior, eu concedi a ele poder, pois criei um caminho para que os meus leitores vão até o blog dele. Para o Technorati, esse link é uma forma de gerar autoridade (e reputação). Essa reputação também é trabalhada em sites de redes sociais como o Orkut (onde ela se constitui como um valor importantíssimo), os fotologs e etc. A parte interessante da reputação nas redes sociais é que as pessoas possuem um pouco mais de controle em cima das impressões que estão gerando (citando o Goffman) e, com isso, um pouco de controle em cima da reputação que estão querendo criar. E uma das áreas que me interessa é descobrir que mecanismos de reputação são apropriados pelos atores das redes sociais na Rede, como eles são utilizados e como influenciam a estrutura da rede social.

Imaginemos, por exemplo, um perfil no Orkut. As comunidades que eu associo ao meu perfil são cuidadosamente escolhidas, para dar uma determinada impressão aos visitantes. Esse controle permite que eu construa determinadas reputações. Essas minhas motivações particulares influenciam a estrutura da rede social que o Orkut representa. E influenciam, entre outras coisas, os fluxos de informação que vão acontecer dentro do sistema. Este é um dos aspectos que eu estou tentando explorar na pesquisa sobre blogs. E estou procurando livros/artigos e etc. sobre o assunto.

Bem, então que hoje, por uma incrível coincidênia, a danah boyd postou, no seu blog, que o livro do Daniel Solove, chamado The Future of Reputation: Gossip, Rumor, and Privacy on the Internet está livre para download. O legal desse livro é que ele lida, justamente, com o lado "negro" da questão da reputação e dos fluxos de informação nas redes sociais: as fofocas, os rumores e o problema da privacidade. A reputação é um dos grandes valores sociais nessas redes. O que acontece quando outros começam a torná-la ruim? Ou quando aparecem trolls? Ou nos casos de bullying na rede? Como explica a danah, a grande contribuição do livro é ser acessível e tratar dos custos das práticas sociais nas redes. Boa dica de leitura.