cooperation.jpgSobre a Colaboração e as Motivações nas Redes Sociais - Dia desses eu estava discutindo com o Marmota a questão da colaboração na Internet e como toda essa história de economia da dádiva ou economia de doação (gift economy) não é bem assim. O contexto da discussão é a pesquisa que eu estou fazendo sobre a questão dos fluxos de informação nas redes sociais na Web, focando a motivação dos blogueiros, uma vez que blogs são justamente, alguns dos espaços onde mais se publica e linka novas (ou velhas) informações. Considerei, aqui, os blogs como plataformas de redes sociais, das quais podem ser extraídos comentários e links como padrões de conexão.

O Cameron Marlow escreveu um artigo, em 2006, onde ele relata um trabalho de extensa pesquisa de blogs e capital social. Neste trabalho, ele encontrou duas classes de básicas de blogueiros: os blogueiros profissionais e os blogueiros sociais. No primeiro caso, os blogueiros são focados na questão da audiência, digamos, na busca por um lugar ao sol na blogosfera (ou popularidade, como o próprio Marlow desenvolve em outro artigo). No segundo caso, há uma busca pelo lado social dos blogs, ou seja, as motivações vão no sentido de construir laços sociais, interagir e trocar suporte. No primeiro caso, as redes derivadas dos blogs são maiores, compostas de laços mais fracos. No segundo caso, as redes são menores, compostas de laços mais fortes. Ou seja, os "tipos de blogs" especificados seriam diferentes porque seus autores teriam motivações diferentes para manter o blog. Isso implica também em padrões sociais comentados por outros autores, como a busca pelo comentários como sinônimo de popularidade (Mishne e Glance) e o papel desses em expressar relações sociais (Ali-Hasan e Adamic).

Outro trabalho sobre essas motivações é o Why we Blog (disponível só para quem tem acesso ao portal de periódicos da Capes), que identificou cinco razões para as pessoas blogarem: documentar a vida, comentar e expressar opiniões, expressar sentimentos, articular idéias através da escrita e manter fóruns comunitários. Esse trabalho, por outro lado, aponta para a importante característica da personalização dos blogs através do que outros autores chamaram de escrita de auto-expressão. Essa personalização é uma forma de utilizar o blog como um espaço individual, pessoal (mas não um diário - ainda que muitos trabalhos afirmem que há evidências de que a maioria dos blogs o seja). Essa personalização é a primeira forma de uso do blog para nossos próprios objetivos, construindo capital social, pois é ela que permite que os blogs sejam utilizados de forma diferente por cada um de nós.

Esses dois trabalhos são só exemplos, mas mostram que os blogs podem construir tipos diferentes de capital social. Citando o trabalho do Marlow, por exemplo, poderíamos dizer que os blogueiros sociais estão procurando pelo bounding capital (categoria do Putnam) encontrado nos laços fortes (Granovetter), que constróem intimidade e suporte social. Já os blogueiros profissionais, procuram pelo bridging capital, voltado para os laços fracos (Granovetter de novo), para a centralidade na rede, para os fluxos de informação. (Tem um trabalho da Nicole Ellison e outros autores que fala sobre os tipos de capital social do Putnam voltado para o Facebook, estou construindo isso em cima dele.)

Esses trabalhos apontam para o fato de que nós, blogueiros, não simplesmente publicamos informações, mas utilizamos o blog como uma plataforma de captação, manutenção e construção de capital social. De acordo com nossas motivações particulares, buscamos algum tipo de valor na blogosfera, algum tipo de reconhecimento, apoio, vazão ou mesmo interação. E essas motivações influenciam o modo através do qual escolhemos o que publicar, o que comentar e quando. Entender essas motivações é um passo importante para entender também os fluxos de informação e as redes sociais que são constituídas na blogosfera brasileira. Esse é um dos objetivos da minha pesquisa.:) (Quem quiser participar, email-me em raquel[arroba]pontomidia[ponto]com[ponto]br.

(Estou com dois papers saindo do forno com essas considerações. Em breve, posto os links.)