Mais leituras


Ainda sem tempo para comentar muito as novidades que encontrei:


# Edição da First Monday de março (parece que finalmente voltaram ao first monday mesmo) temática: Critical Perspectives on Web 2.0 (a MC vai adorar!). Dois artigos chamaram minha atenção de cara, o Interactivity is Evil! A critical investigation of Web 2.0, de Kylie Jarrett que correlaciona conceitos de interatividade e poder social, mas voltando para uma crítica capitalista e Online Social Networking as Participatory Surveillance, do Anders Albrechtslund, que observa a questão da vigilância nas redes sociais (e repete muitas coisas que já foram colocadas no trabalho da Fernanda Bruno da UFRJ.

# Duas do E-cuaderno sobre blogs: O livro La Gran Guía de los Blogs 2008 disponível para download e uma bibliografia sobre weblogs em espanhol com muitas coisas do Orihuela.

#O Dênis de Moraes publicou um texto do Ramonet já antigo, mas ainda assim, atualíssimo, sobre a ética e o sistema jornalístico.

# Excelente artigo do Read Write Web, contando de uma palestra da Charlene Li sobre o futuro das redes sociais. Bem recortada e com idéias bastante interessantes.

# E uma rápida é que está em vias de finalização o livro que estou organizando com a Adriana Amaral e a Sandra Montardo sobre blogs. Estamos com excelentes artigos, terminando um pequeno capítulo introdutório sobre o "estado da arte" da pesquisa sobre blogs no Brasil. Em breve, falo mais sobre isso. (Aproveito para dizer que a lista com artigos sobre blogs no Brasil continua crescendo!)