Pseudo Tweets sobre o Twitter


twitter.jpgApós um período de descrédito, eu ando bastante entusiasmada com o Twitter. Hoje passei por vários blogs e sites com informações interessantes sobre o sistema, que acho que vale a pena dividir.

# Ontem eu ajudei o Robin Hamman a testar para o português uma ferramenta de tradução dos tweets que ele criou. A idéia estava caindo de madura: com tantos twitters interessantes para seguir, a língua acaba sendo um problema importante. Hoje, eu recebo tweets em italiano, inglês e espanhol, que são as línguas que falo/entendo melhor. Mas não recebo em línguas que não domino tão bem e gostaria de recebê-los, se viessem traduzidos. O Twitter tem um caráter meio universal em termos de linguagem e este conflito local x global lingüístico pode travar um pouco o seu desenvolvimento. Fico pensando em um mashup Google Translator + Twitter para o futuro.

# Vi no Ponto Media do Antonio Granado: 7 Gadgets That Are Sure To Enhance the Twitter Experience. Uma das coisas que mais chama a minha atenção no sistema é sua simplicidade. Em cima disso, a possibilidade de criar gadgets que possam aumentar o valor do Twitter para os usuários é enorme. Já falei no Politweets faz um tempinho, tem o Twittermeter que mostra o quanto uma determinada palavra - ou conjunto delas - foi citada no sistema e por ai vai. Dos gadgets da lista, a maioria foca em melhorar o acesso e a apresentação do Twitter, permitindo, inclusive, fazer cross-posts para o Jaiku e outros sistemas de microblogs.

# Ainda sobre o assunto, o The Guardian traz uma matéria comentando a falta de trolls e spammers no Twitter. Mais uma vantagem da arquitetura simples do sistema. :)

# O Alex também comentou sobre os usos do sistema e mostrou um videozinho a respeito de como usar o Twitter (eu tinha visto no Ecuaderno, muito bom) e sobre as plantas usando o Twitter (coisa bizarra da semana).