Redes Sociais na América Latina


O Alberto publicou, no blog do GJol, um relatório da comScore sobre o Mercado de Sites de Redes Sociais na América Latina (PDF). O relatório mostra um crescimento geral dos sites de redes sociais na América Latina, especialmente o Facebook (4152% de crescimento, especialmente depois de lançada a plataforma em espanhol). No entanto, a rede que detém maior audiência é o Sonico, seguido pelo Orkut e pelo MySpace.

audienciasns.jpg


Uma das conclusões mais interessantes do trabalho é a que os sites de redes sociais possuem uma presença regionalizada nos vários países. Essa presença territorial tem sido sistematicamente confirmada por vários trabalhos em vários países (vide Skog, 2007; Fragoso, 2006*; boyd & Ellison, 2007; Kim e Yun, 2007, entre outros). Aliás, essa foi uma das razões pelas quais o painel de SNSs de uma perspectiva nacional foi montado para a IR 8.0 (vide post abaixo). A grande questão é compreender como e por quais motivos acontece essa regionalização.

Uma das minhas hipóteses é que a reginalização acontece pela estrutura das redes sociais online: as pessoas são mais conectadas por afinidade de interesses e afinidades lingüísticas na Internet. Logo, um site de rede social divulgado por falantes da língua portuguesa no Brasil tende a espalhar-se entre a comunidade lingüística primeiro e entre pessoas que detenham interesses próximos. A segunda hipótese é que esses sites são principalmente difundido entre laços fortes, pois a parte interessante é que os amigos estejam lá, para depois espalhar-se pelos laços fracos. Com isso, vão surgindo grupos bastante regionalizados (os laços sociais tendem a refletir relações territoriais) que vão gerando culturas próprias para esses sites. Uma terceira hipótese seria ainda a construção de uma identidade cultural de um determinado país ou comunidade em cada sistema (tipo "o Orkut é coisa de brasileiro"), que automaticamente exclui pessoas que não se identificam.

O estudo, por sua vez, especula que essa regionalização dá-se em parte pela língua, em parte pelos contatos. Enquanto o Orkut seria a rede em português, o MySpace seria a rede em espanhol. Já os mexicanos estariam mais bem distribuídos entre vários sites, principalmente para manter contato com parentes que estão fora do país.

perfilsns.jpg


Acho que a grande oportunidade de discutir essa questão vai acontecer mesmo no painel da IR 8.0, com pesquisadores de redes sociais em vários países. Acho que é possível que existam características culturais nessa apropriação, que são diferentes para cada localidade, bem como a questão lingüística que deve ser melhor explorada. Por fim, resta ainda determinar como a estrutura das redes sociais influencia a difusão desses sistemas e sua adoção. :-)

*Fragoso, S. (2006). WTF a crazy Brazilian invasion. In F. Sudweeks & H. Hrachovec (Eds.), Proceedings of CATaC 2006 (pp. 255-274). Murdoch, Australia: Murdoch University.