Redes Sociais: Offline x Online


twitcontro.jpgVi o José Luis Orihuela no Twitter (do Ecuaderno) falar de um artigo a respeito das redes sociais e sua evolução e fui ler.

No artigo, o Antonio Delgado traça um paralelo a respeito da evolução das comunidades virtuais desde o IRC até o Twitter, que passam pela experiência da socialização online e o posterior "encontro" offline, trazendo os laços sociais do offline para o plano offline. O artigo cita o próprio Orihuela como um dos primeiros organizadores dos encontros de blogueiros em 2003, na Espanha.

Achei que o texto, jornalístico, tem uma abordagem muito legal do fenômeno da sociabilidade digital. Desde os meus trabalhos com o IRC, em 1998 (dissertação em 2002), passando por blogs, fotologs e Orkut, uma das teclas que tenho comentado é o fato de traços dos comportamentos das pessoas repetirem-se por "gerações" de internautas e por plataformas diferentes. O Barry Wellman também tem trabalhos que mencionam essa característica em particular. O que isso indica? Será que podemos dizer que a apropriação social da Internet é sempre uma tentativa de trazer os laços sociais forjados no ciberespaço para o plano offline, como várias pesquisas apontam? Uma das hipóteses que tenho é que é exatamente por conta da possibilidade de trazer os laços para o plano offline que há uma localização das atividades sociais nas redes. Pessoas de uma mesma localidade geográfica procuram seus vizinhos. Ou seja, redes sociais tenderiam a ser bastante localizadas para que laços fortes pudessem ser construídos, especialmente entre os jovens, aqueles que mais procuram a rede para socialização.

A foto que usei é a que ilustra a matéria, do Flickr do Mauro Fuentes, mostrando um encontro de usuários do Twitter em Madrid.