Trabalhos e Congressos 2008


aoir.jpgDuas boas notícias essa semana. A primeira delas é que o painel no qual eu falarei na Internet Research Conference de 2008, Social Network Sites in National Context, foi aceito. A idéia do painel é discutir apropriações de sites de redes sociais a partir de uma perspectiva nacional, ou seja, explorar similaridades e diferenças na adoção desses sistemas a partir de estudos em várias perspectivas.

# Eu vou falar sobre o caso do Orkut no Brasil, discutindo questões relacionadas com a adoção e a apropriação do sistema pelos usuários brasileiros.

# A Ewa Callahan, da Quinnipiac University, vai falar sobre a Polônia através do tema Virtual Class Reunion ? the success of Nasza-Klasa.

# Seong Eun Cho, da Rutgers University, vai falar sobre a Coréia e os Estados Unidos, em termos de adoção de sites de redes sociais, sob o título A Cross-Cultural Comparison of Korean and American Social Network Sites: Exploring Cultural Differences in Goals and Self-Disclosure when Using SNSs.

# O Yeon-ok Lee, da University of London, em conjunto com o Han Woo Park, da YeungNam University, vão falar de Youtube e política na Coréia do Sul, na palestra When YouTube Meets Local Politics: The BBK Scandal in the 2007 Presidential Election of South Korea.

# O Darren Purcell, da University of Oklahoma, vai falar do Facebook nos Estados Unidos, sob o título Stateless Places in Facebook: Representations of Aspirations.

# E por fim o Fabio Giglietto, da University ?Carlo Bo? of Urbino, vai falar do Badoo e do Facebook na Itália, comparando os dois sites, sob o título The Italian way to social network sites - Visual or Textual? A comparison between Facebook and Badoo users behaviours.


Esse painel deu um trabalho monstro para organizar, porque a idéia era que fosse bastante cross-cultural e que tivesse perspectivas de várias partes do mundo. E foi bem difícil conseguir juntar todos os trabalhos de forma que conseguíssemos uma abordagem coerente, mas deu certo. :-)

compos2.jpgUma outra notícia legal é que meu trabalho Práticas de Sociabilidade em Sites de Redes Sociais: Interações e Capital Social nos Comentários do Fotolog.com foi aceito para ser apresentado e discutido na Compós 2008, em São Paulo, no GT de Comunicação e Sociabilidade. É a primeira vez que vou participar desse GT, mas a Adriana fala muito bem (aliás, ela e a Sandra - minhas colegas organizadoras do livro - também foram aceitas, a Sandra com um trabalho de redes sociais no GT de Cibercultura, denominado Espelhos Quebrados no Ciberespaço: Implicações de redes temáticas em blogs na Análise de Redes Sociais (ARS) e a Adriana com o trabalho Autonetnografia e inserção online: O papel do pesquisador-insider nas práticas comunicacionais das subculturas da Web no mesmo GT de Sociabilidade). Também aproveito para parabenizar a MC, que foi aceita no GT de Cibercultura com o trabalho O seu buscador lhe satisfaz? A folksonomia como alternativa de representação e recuperação de informação na web 2.0. Os trabalhos aprovados podem ser vistos no site da Compós.