Twitter Cartoon Day e Memes


Durante o Twitter Cartoon Day monitorei um pouco a adoção da idéia pelas pessoas a quem eu sigo. A idéia veio do Paul Bradshaw do OJB e propunha que todos substituíssem seu avatar no Twitter por um desenho. A proposta era divertida e eu adotei em seguida. Primeiro fui a Lisa Simpson e depois virei o Purple Tentacle do DOT. Como foi um dos primeiros memes do Twitter que eu consegui pegar no início, resolvi seguir um pouco, divulgando e vendo quem estava adotando. E o resultado foi bastante impressionante.

twittercartoon.jpg
Gráfico da adoção x horário

Do total de pessoass que eu sigo no Twitter (198), 139 são brasileiros. Destes, uns 20 são sistemas de notícias ou coletivos. Dos 119 restantes, eu diria que há uns 50% ativos, ou seja, pessoas que conectam e twittam pelo menos uma vez por dia. O que daria um total de cerca de 60 twitters ativos, dos quais houve uma adoção de quase 70%. Houve momentos em que quase todos os tweets que eu recebia eram realizados por usuários "vestindo" um desenho animado. A maioria dos usuários adotou ao meio-dia (possivelmente, durante o intervalo do almoço, pós-almoço), quando parece haver também um aumento do tráfego. É interessante também observar a curva de adoção com base em horas ao invés de meses.

twittercartoonday2.jpg


Durante a tarde, o tráfego no twitter também aumentou visivelmente. Enquanto a média de tweets que tenho por dia chega a no máximo 5 páginas por dia, no dia do Cartoon, fui a quase 15(!!), com uma expressiva maioria de tweets individuais e "sociais" e não de notícias ou informações. Minha reflexão (esse texto é só uma reflexão) me levou a pensar que memes potencialmente divertidas e com valor imediatamente apreensível (no Twitter Cartoon Day houve até eleição dos melhores cartoons) tendem a ser mais fácil e rapidamente adotadas do que memes simplesmente informativas. Também passou pela minha cabeça que o Twitter tem um potencial de influência bastante grande na blogosfera, pois o Technorati apontou o tema como um dos mais discutidos do dia, com 324 referências. Ao que parece, o Twitter tem um potencial grande para espalhar memes e para agregar alguns tipos de influenciadores. Além disso, chamou minha atenção como esse tipo de meme tem realmente um grande potencial social, pois parte da graça de adotar um cartoon é poder exibí-lo e discutí-lo com os outros.