Drops de Terça


Estou absurdamente sem tempo para atualizar, então vão aí notícias em drops:

# Vídeos das apresentações do ICWSM de 2008 estão disponíveis online, para quem deseja acompanhar as apresentações. A ICWSM é a conferência de blogs e mídia social que aconteceu em Seattle, em março deste ano.

# O Jornalismo e Comunicação publicou um post com uma proposição das categorias de mídias sociais a partir de um trabalho do Fred Cavazza. A proposta é interessante e bastante didática, mas achei que tem categorias ali que se sobrepõem, além de não concordar muito com a proposta de "redes sociais", uma vez que toda a ferramenta de mídia social acaba funcionando em torno dessas redes.

#O Analytics Guru postou um comentário sobre uma mesa redonda em torno do tema de mídias sociais. O comentário, dividido em três partes, fala também da disseminação (mkt viral) de produtos em redes sociais e das campanhas em mídia social.

# Essa matéria do ReadWriteWeb fala das "multidões não tão inteligentes" (referência ao livro The Wisdom of the Crowds do James Surowiecki). A referência contrária é a questão do Groupthink. Essa idéia foi proposta pelo William H. Whyte e discutida pelo Irving Janis: quando há muitas pessoas envolvidas na tomada de uma decisão, haveria uma tendência a evitar conflitos e aceitar a decisão menos ótima (uma decisão mediana) simplesmente para evitar o confrontamento por parte do grupo. Isso significaria que grupos grandes tendem a tomar decisões piores que grupos pequenos ou indivíduos preparados.

# Finalmente, semana que vem estarei presente no encontro da Compós 2008, em São Paulo, apresentando um trabalho denominado Práticas de sociabilidade em sites de redes sociais: Interação e Capital Social nos Comentários dos Fotologs no GT de Comunicação e Sociabilidade. Vou fazer uma cobertura do evento e dos trabalhos para quem quiser assistir, no Twitter.