Google Friend Connect: A próxima revolução social?


fcgoogle.jpgE o Google apresentou ontem a mais nova ferramenta de rede social. Trata-se do Google Friend Connect. A idéia é muito ousada: A ferramenta permitirá que qualquer site possua ferramentas de rede social, como amigos, espaços de interação e etc. A percepção é a que o sistema vai gerar um modo de juntar as várias redes, sem a centralização de um site de rede social.

O blog The Social Web explica:

friendconnect.jpg In other words, Friend Connect does two things: adds social networking features such as registration, profiles, messages etc. to any site from scratch, or takes advantage of existing social networks and other social services that offer ?data portability? APIs so that users won?t have to recreate their friends lists on every site they join. But perhaps more importantly, does both without the need for site owners to write any code of their own.

O Fabio Giglietto postou o vídeo do Youtube que mostra o funcionamento da ferramenta no Twitter. O que todo mundo está se perguntando é se a ferramenta será significativa, uma vez que qualquer site poderá ser um site de rede social, e como seu uso (uma vez lançada) vai alterar o uso dos já tradicionais sites de redes sociais, como o Orkut e o Facebook. Vale conferir.