Memes, Motivações, Blogs e Redes Sociais


infdif.jpgUma das pesquisas que eu atualmente estou conduzindo busca compreender as motivações que as pessoas têm para "passar" uma determinada informação adiante e como essas motivações influenciam a forma através da qual a rede social "reverbera" a mesma informação. Tenho um projeto que conta com o apoio do CNPq para estudar essa questão nos blogs, e de um modo específico, na blogosfera brasileira. Uma das minhas hipóteses é a de que parte das motivações das pessoas para publicar uma informação e não outra refere-se ao ganho social percebido nesta difusão.

Eu chamo essas informações passadas adiante de memes, apesar desta conexão não ser minha e já ser bastante popular nos estudos de difusão de informação nos blogs (vide Adar, E., Zhang, L., Adamic, L. A., & Lukose, R. M, 2004 e Halavais, A. C., 2004, por exemplo). É um conceito controverso, mas bastante adotado pelo seu caráter "viral" de compreender o espalhamento das informações. Um meme, assim, é compreendido como aquela informação (quase sempre associada a um link) que é propagada blog a blog, a partir da idéia do Richard Dawkins no livro "O gene egoísta". Há uma parte da literatura que tenta observar os padrões de difusão dessas informações e outra parte que busca compreender os mecanismos através dos quais essas informações são espalhadas (como piadas, vírus de e-mail, sites legais e etc.), o que influencia bastante a visibilidade na blogosfera. Inicialmente classifiquei os memes em dois tipos:interacionais e informacionais. O primeiro tipo compreende a informação que apela para seu valor social, ou seja, que tem um alto caráter conversacional, polêmico ou simplesmente, de diversão e que é publicada com o foco na interação na rede social. O segundo compreende a informação cujo valor é mais relacionado à noticiabilidade, ou seja, ao furo, à informação que será divida com a rede social. No meme interacional, o valor está no fato do mesmo ser "reverberado" por outros blogs e comentado (logo, esse tipo de meme é frequentemente espalhado por dentro dos clusters das redes de blogs). No meme informacional, o valor está no fato de se ser o primeiro a publicar na rede (logo, esse tipo de meme raramente se espalha pelos clusters, mas normalmente atinge um único nó de cada cluster). A idéia é primeiro verificar essas conexões de um ponto de vista qualitativo e, em um segundo momento, através da análise de redes sociais. Até então, tenho 54 entrevistas em profundidade com blogueiros, 150 blogs observados e 988 memes coletadas com um padrão observável.

O objetivo deste post é mostrar alguns dos resultados que estão aparecendo no meu trabalho, os quais vou apresentar na Hypertext 2008, mês que vem. Duas coisas parecem bastante promissoras. Um dos primeiros resultados que apareceram na minha pesquisa foram as motivações das pessoas e o tipo de meme publicado. Relacionei, assim, os memes interacionais com as motivações de a) criar um espaço pessoal (o que relaciona-se com a interação na medida em que é requisito desta reconhecer, em um blog, a "voz" de alguém); b) criar interação, ou seja, receber comentários, ver outros blogueiros comentando o mesmo fato. Já os memes informacionais seriam relacionados com outras motivações, a saber a) criar autoridade ou reputação, onde o objetivo é ser reconhecido como "autoridade" em um determinado assunto ou expor um conhecimento específico; b) gerar popularidade, ou seja, receber links e tornar o blog um conector; c) criar -e dividir - conhecimento, ou seja, dividir uma informação, gerar debate e proporcionar conhecimento para a blogosfera. Ou seja, até então tenho uma pequena confirmação de que a identificação, ainda que inconsciente dos valores presentes nas informações divulgadas e na percepção da própria rede social influencia, e muito, o padrão de difusão que esta informação terá na blogosfera.

A partir desta construção, estou tentando discutir as estruturas de espalhamento das informações e as percepções dos blogueiros de suas próprias redes sociais. Ou seja, as informações são publicadas com foco no que o blogueiro constrói como sua "audiência" na rede social, mesmo que sua percepção não seja condizente com a realidade. O objetivo é compreender um pouco melhor se há algum tipo de padrão estrutural das redes que proporciona tipos diferentes de difusão.

A idéia de postar um pouquinho da pesquisa aqui - e é só um pouco dela mesmo - nasceu da proposta de dividir conhecimento e verificar como a rede social reverbera as informações. O resumo do trabalho está disponível online e o original está na biblioteca da ACM. Infelizmente só tem uma versão em inglês disponível mas, em breve, termino o segundo paper sobre o assunto e, desta vez, espero fazer uma versão em português, mas quem quiser, pode enviar um email que mando o paper original.

Fonte da Imagem: Trabalho da Lada Adamic.