Organização e Mídia Social


mob3.jpgMatéria muito legal do ReadWriteWeb sobre um estudo que deve sair na New Scientist, dizendo que os sites de redes sociais são mais eficiente para a coordenação de grupos (por exemplo, em situações de emergência ou organização política) do que os meios de comunicação mais "tradicionais". O estudo focou a organização das pessoas via Twitter e Facebook, durante os incêndios massivos da Califórnia no ano passado.

"The mass media were unreliable, the study found, as they struggled to access remote areas from which website users with an internet connection could easily report," writes Andy Bloxham. The mainstream media was seen to be focusing on "sensational" aspects of the fire as well, according to Palen, such as homes of celebrities that were caught by the fire.


A matéria também fala do jornalismo cidadão como uma das vertentes proporcionada por essas ferramentas, que acabam noticiando coisas que os meios tradicionais não noticiam ou vão noticiar bem depois, a partir dessa coordenação. Lendo a matéria, imediatamente me veio à mente a cobertura do terremoto em São Paulo, que eu fiquei sabendo e acompanhei pelo Twitter e pelos usuários que reportavam ali o que estava acontecendo. Outra matéria que li hoje e que vai ao encontro dessas colocações é essa matéria do Washington Times que fala dos estudantes egípcios utilizando o Facebook para organizar ativimos político e escapar da censura das autoridades.