Drops de Ciberativismo


Em uma pequena parada no ativismo digital em relação à questão da manifestação do projeto do Senador Azeredo (e lembrando que hoje, menos de 3 dias depois do início da petição online, já temos mais de 7 mil assinaturas), vou linkar várias coisas que achei interessantes esta semana e que merecem uma visita:

# A danah boyd fez um post sobre o fair use. O Fair use é um termo utilizado no direito americano, que se refere à permissão de usar material com copyright (direito autoral) de forma limitada, baseado na (famosa) Primeira Emenda da Constituição Americana. (Merece um post sobre isso, mas por enquanto, leiam o dela.)

#Acontece que por pura coincidência, o tema da First Monday deste mês é, justamente, O Uso da Internet para a Mobilização Política: Vozes dos participantes (Internet use for political mobilization: Voices of participants). Na edição, vários artigos sobre casos de censura, direito autoral na Internet, autoritarismo e a Internet enquanto ferramenta para a democracia. Para quem quiser entender um pouco mais a respeito do Ciberativismo.

# A Electronic Frontier Foundation é uma fundação criada em 1990 que luta pela liberdade na Internet. No site eles discutem todos os casos judiciais que estão acontecendo e que ameaçam a liberdade de expressão e as liberdades civis e é possível acompanhar um pouco mais a respeito de como os EUA estão lidando com a Internet.

#No Comunique-se saiu uma matéria sobre Comunidades Virtuais para a qual eu fui entrevistada. Tem também contribuições do Palacios que achei muito pertinentes e do Pedro Doria, que são mais polêmicas. Comunidades virtuais são diretamente relacionadas com o ativismo digital, uma vez que é no projeto comum, como explica o Palacios, que as ações coletivas são formadas e difundidas.