O Orkut é um Artefato Cultural no Brasil


Ontem, por volta das 16h, o Orkut saiu do ar. Supostamente, saiu do ar para que fosse resolvida uma pane no cadastro de perfis (ou um hack), que fez com que vários usuários tivessem seu perfil "modificado" com um nome e uma foto que não eram suas. O problema apareceu de tarde, mas a falha pareceu séria, uma vez que o pessoal do Google tirou do ar o serviço. Nesta madrugada, o serviço retornou de forma parcial, e os perfis estão sendo recolocados aos poucos. Até aí, tudo bem, afinal de contas, serviços na Internet saem do ar o tempo todo. O que me impressionou, no entanto, foi o griteiro geral que acometeu o Brasil nas horas em que o sistema ficou fora do ar.

No Twitter, o uso disparou. Milhares de "órfãos" do Orkut discutiam o que estava acontecendo. Seria uma conspiração? Um ataque contra o Brasil? Todo o tipo de boato pipocava: Aqueles que diziam que o Orkut ficaria fora do ar por 180 dias, aqueles que alegavam fazer parte do Google e publicavam o que teria acontecido, aqueles que diziam que o sistema teria sido crackeado, e até mesmo aqueles que argumentavam que a culpa seria dos projetos de vigilância da Internet.

twittergrafico.jpg

No gráfico acima, vê-se uma medida do buzz em torno da palavra "orkut" no Twitter nos últimos três dias. Vejam a subida considerável ontem e hoje. (Fonte: Twittscoop - Thanks, Gabi!)

Além disso, o fato do Orkut estar fora do ar imediatamente virou notícia em vários veículos jornalísticos do Brasil. A Folha publicou uma matéria explicando que o Orkut estava em manutenção, o G1 clamou que os "órfãos do Orkut" estavam migrando para reclamar do sistema, além de ter noticiado que o sistema estava fora do ar. O IDG Now! noticiou que o sistema voltou hoje de madrugada, discutindo as razões que teriam levado os engenheiros a retirarem tudo do ar.

blogbuzz.jpg

Fonte: Blogpulse.

O Orkut ficou fora do ar por algumas horas. Mas impressionantemente, os internautas brasileiros pararam junto com ele. A discussão tomou proporções gigantescas nos blogs (vide gráfico acima), foi noticiada amplamente pela mídia, e gerou um enorme buzz no Twitter. Com isso, acho que está comprovado que o Orkut, hoje, não é mais um simples sistema. É praticamente um artefato cultural da Internet Brasileira, tão significativa é sua presença e sua capacidade de gerar ação dos internautas do Brasil. Ele parece fazer parte do dia a dia da Internet no Brasil de uma forma tão profunda e tão habitual, que não deixa de me surpreender.