Sobre Terceiros Lugares Virtuais e Economia da Atenção


redesdiscurso.jpg Ontem tive a oportunidade de ler o post do Daniel Skog sobre terceiros lugares. Ele discute que os terceiros lugares no ciberespaço seriam constituídos de forma diferente dos terceiros lugares físicos e que, portanto, deveriam ser compreendidos como ambientes mediados e não como pura aplicação da teoria do Oldenburg (The Great Good Place). O post é continuação de outro, onde ele discute coisas semelhantes.

Acho que a percepção do Daniel é muito importante no sentido de que a mim parece que as pessoas tendem a se comportar de forma diferente no ambiente mediado. Puxando a sardinha para a minha brasa: Primeiro que pela dificuldade de compreender e lidar com os marcadores de linguagem, muitas mensagens são perdidas ou mal compreendidas. Com isso, parece-me que há uma tendência ao conflito bastante evidente nas discussões que acontecem online, mais do que nas discussões que acontecem offline. Ao mesmo tempo, as pessoas também parecem agir de forma mais aberta no ambiente online, talvez pelo que a Judith Donath já tenha defendido há tempos, de que parte das dificuldades de socialização online. Ou seja, no online teríamos um maior controle das impressões e da identidade percebida (José Carlos Ribeiro fala sobre isso aqui). Assim, as interações parecem ser mais exageradas na Web por conta da necessidade de demarcar as conversações de forma mais clara, os turnos de forma específica e também por causa da economia da atenção.

Enquanto no mundo offline, vestir-se com uma determinada roupa ou agir de determinado modo pode chamar a atenção, no online a atenção é focada no discurso expresso pelo sujeito e na sua performance conversacional. Quando mais singular for, maior a persistência associada ao discurso. Quanto maior a persistência, maior a possibilidade de atenção. Assim, o exagero nos discursos e nos marcadores conversacionais pode ser talvez decorrente da própria sistemática contextual da interação desses terceiros lugares virtuais. Essa observação sistemática do contexto da mediação pelo computador, assim, mostra um pouco como os terceiros lugares são construídos de forma diferente no ciberespaço. (Estou escrevendo um artigo que fala um pouco nessas diferenças que alinhei brevemente aqui e tenho um que está no prelo. Assim que forem publicados, divulgo mais. :-)