Workshop de Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social


ihc.jpgDurante o IHC'08 (Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais), vai acontecer o Workshop de de Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social organizado pelo Sérgio Roberto P. da Silva (UEM) e pelo Roberto Pereira (UEM) , no dia 21 de outubro. O Workshop quer abordar, entre outros aspectos, a questão das redes sociais na Internet e está aceitando trabalhos até o dia 18 de agosto e vai acontecer na PUC/RS, em Porto Alegre. Confiram abaixo:
Web Social pode ser compreendida como uma rede que interliga pessoas, conceitos e organizações em vez de documentos. Seu grande benefício está no conhecimento coletivo gerado pelas comunidades de usuários, e o principal desafio está em identificar e aproveitar esse conhecimento. Nos últimos anos, têm-se verificado o surgimento e crescimento de várias tecnologias, tais como: categorização social (folksonomias), redes sociais, navegação social, busca social, publicação e compartilhamento colaborativos, etc. O sucesso e a utilidade dessas tecnologias dependem fortemente dos usuários dos sistemas que as utilizam e da informação por eles produzida e organizada, estando diretamente ligados à forma como os usuários se sentem ao utilizar esses sistemas, como a interação ocorre e como a interface foi projetada. O objetivo deste Workshop é estudar e debater os desafios da Web Social para a área de IHC e vice-versa, e as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área. Os temas do Workshop incluem (mas não são restritos a):

* Design de interação e de interfaces para a web social;
* Aspectos sobre comunicação, reputação e privacidade na web social;
* Emergência e aproveitamento do conhecimento social;
* Interfaces adaptativas para a web social;
* Pesquisas e tendências em redes sociais, navegação social, busca social, e-learning social e sistemas colaborativos na web;
* Novos modelos e mecanismos de interação para web social;
* Sistemas baseados em folksonomia: recursos e interfaces para a organização de conteúdos e recuperação de informação; e
* Técnicas de avaliação de interfaces para a web social.


Os participantes serão selecionados mediante a submissão de artigos resumidos (português ou inglês, de no máximo 4 páginas, normas padrão do evento) descrevendo seus trabalhos/experiências sobre o tema do Workshop ou a ele relacionados. Os artigos devem incluir uma curta biografia de seus autores. O Workshop será em Inglês (eventualmente a língua pode ser mudada para Português caso não haja participantes estrangeiros). Os autores devem enviar seus artigos para o e-mail roberto.uem@gmail.com com o assunto ?WIWS-IHC2008? até 18/08/2008.
O simpósio tem o apoio da SBC e da ACM/SIGCHI.