Mais Bibliografia de Estudo de Redes


Andei lendo bastante coisa a respeito de redes nos últimos tempos. Duas recomendações são excelentes para quem está começando a pensar o assunto:

exploit.jpgThe Exploit
A primeira recomendação é o The Exploit, do Alexander Galloway e do Eugene Thacker. O livro é o primeiro que eu leio que tem uma visão crítica a respeito dos modos de operação das redes sociais e suas implicações políticas. Os autores avaliam criticamente como são construídos esses modos de operação a partir da hierarquia, do governo e da sociedade. É um livro pesado, cheio de referências a filósofos e sociólogos como Foucault, Negri e Hardt (especialmente na parte da Multidão e do Império, onde as redes são constituídas como formas de reconstrução do sistema). Os autores dividem a reflexão entre os nós, que seriam aquelas partes mutáveis, como os protocolos, programas e indivíduos; essenciais, mas que podem reproduzir a estrutura da rede; e as conexões ou arestas, que representam o potencial de mudança, a forma, a organização e o caos da rede. (Daí o nome: o exploit é a falha na rede, o espaço da apropriação, do desvio, da subversão da organização do sistema.) O trabalho lembra muito algumas questões levantadas já pelo Henrique Antoun (UFRJ).

lawsofweb.jpgThe Laws of the Web
O segundo livro recomendado é o The Laws of the Web (link do Googlebooks, dá para ler grátis), que finalmente consegui comprar e ler, do Bernardo Huberman. O livro trabalha em termos de apontar e discutir o conhecimento a respeito de redes (de forma geral) e sua aplicação para a web como "leis". Assim, o Huberman sistematiza grande parte dos elementos dos modelos de rede e dos últimos estudos das características dessas redes e mostra como poderiam ser aplicáveis para a Web e para as redes sociais (que ele toca marginalmente, mas foca algumas das questões que ainda estão por ser estudadas). O livro tem dois grandes méritos: o primeiro é fazer a parte física dos estudos de redes (que hoje são bastante mutidisciplinares, como o próprio Huberman aponta) facilmente compreensível ao público leigo; o segundo é sistematizar o conhecimento a respeito dos padrões de redes de forma que as principais questões sejam apreensíveis pelo leitor. A idéia de que os padrões do nível menor seriam também visíveis no nível maior (ou seja, que os comportamentos sociais poderiam ser relativamente previsíveis ou probabilísticos) está presente em todo o livro. Vale a leitura!