O "Estado da Blogosfera"- Razões para blogar


Acaba de ser divulgada a segunda parte do estudo The State of Blogosfere do Technorati. O ponto de hoje são as razões para blogar e os temas mais comuns dos blogs.

Temas para blogs
Embora o relatório explique com objetividade que a maior parte dos blogs possui tipos diferentes de postagens e temáticas diversas, que podem variar entre elementos pessoais e de interesse, a maioria das postagens versa sobre conteúdo pessoal e estilo de vida. Também a respeito dos temas, o relatório também toca no modo através do qual os blogueiros apresentam seu "estilo". A maioria aponta para blogs "sinceros" e "conversacionais".

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Essas duas categorias são chaves, do meu ponto de vista. Elas podem apontar que, apesar de versarem sobre assuntos diversos, a maioria dos blogueiros reconhece seu estilo como pessoalizado, ou seja, com um estilo próprio e considerado "sincero". Aqui vemos aparecer claramente a questão do blog como um espaço identitário, onde há uma construção discursiva do eu (como já apontado por Herring & Paolillo, 2006, por exemplo). A partir dessa construção identitária, os blogs são também espaços sociais, onde se busca a conversação com os leitores.

Razões para Blogar
A expressão de si e a divulgação de conhecimento são as principais razões para blogar, de acordo com o relatório do Technorati. Interessantemente, na pesquisa que fiz com blogueiros brasileiros (Recuero, 2008), as mesmas motivações apareceram no topo, seguidas pela motivação conversacional, que não é citada no estudo, mas que pode ser depreendida do primeiro tópico. Com isso, podemos ainda discutir que essas motivações refletem dois elementos: a construção de reputação e a sociabilidade. A reputação é a conseqüência de um espaço pessoal e que divulga algum tipo de conhecimento/informação especializada. A sociabilidade aparece na questão conversacional e motivacional (conhecer pessoas que pensem parecido). Além disso, entre as medidas de sucesso do blog relatadas pelos blogueiros ao Technorati, temos primeiramente a "satisfação pessoal" (que é uma categoria genérica que está diretamente associada a outras), o "número de comentários recebidos" (valor claramente associado à reputação e à sociabilidade).

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O principal desta parte do relatório, creio eu, é que ela aponta essas "razões" para manter um blog, que estão intimamente relacionadas com o capital social percebido pelos blogueiros (reputação e sociabilidade). O uso do blog como um instrumento de construção de reputação, aliás, parece estar suplantando o uso do blog como um espaço social, uma vez que todos os dados do Technorati parecem apontar para a profissionalização dos blogueiros e para o uso dos blogs como ferramentas de ganho pessoal (uso de publicidade, por exemplo).

Essas percepções poderiam levar-nos a ainda outras idéias:
  • Com a profissionalização dos blogs, há uma busca mais premente pelo conteúdo original e pela contribuição da informação publicada. Isso nos levaria a ver a blogosfera como um espaço cada vez mais qualificado em termos da informação disponibilizada e do tratamento dessa informação, podendo vir a ter impactos cada vez maiores sobre o jornalismo.
  • Com o uso menos "social" dos blogs, os comentários passam a perder espaço, servindo menos como espaços conversacionais e mais como espaços de medida de popularidade. Ou seja, poderiamos discutir que as pessoas participam menos dos comentários, uma vez que o comprometimento com o grupo social - principal razão para comentar- é reduzido. Há menos conversação e contribuições nos comentários. Com isso, é possível que os espaços conversacionais migrem para outros sistemas.
  • A reputação começa a aparecer como palavra-chave nos blogs. É o advento do especialista, dos blogs altamente focados e da visão da atividade, como um espaço de capitalização de valores sociais. O capital social parece emergir da pesquisa como um dos grandes valores para os blogueiros. Isso pode ser causa/conseqüência cada vez maior da atividade da publicidade e do marketing nos blogs.
  • O uso dos blogs como instrumentos de captação de capital social são também uma conseqüência/causa da sua pessoalização e da construção de identidade que acontece nesses espaços. Logo, blogs estariam também cada vez mais pessoais, no sentido de imbuídos da persona do blogueiro, embora cada vez mais distantes do modelo inicial de diário pessoal.


Referências:
Herring, S. C., and Paolillo, J. C. (2006). Gender and genre variation in weblogs. Journal of Sociolinguistics, 10(4), 439-459. Preprint: http://ella.slis.indiana.edu/~herring/jslx.pdf
Herring, S. C., Scheidt, L. A., Kouper, I., and Wright, E. (2006). A longitudinal content analysis of weblogs: 2003-2004. In M. Tremayne (Ed.), Blogging, Citizenship, and the Future of Media (pp. 3-20). London: Routledge. Preprint: http://ella.slis.indiana.edu/~herring/tremayne.pdf
Recuero, R. (2008) Information Flows and Social Capital in Weblogs: A Case Study in the Brazilian Blogosphere. In: ACM Conference on Hypertext and Hypermedia, 2008, Pittsburg. Proceedings of Hypertext 2008.