O "Estado da Blogosfera" - Terceira Parte


Saiu a terceira parte do The State of Blogosphere, voltada para "como" se bloga. Algumas coisas interessantes, comentadas no relatório.
  • Mais da metade dos blogs que possuem maior autoridade no Technorati postam várias vezes por dia e são duas vezes mais propensos a colocar tags nas postagens do que os outros blogueiros. Isso talvez seja uma conseqüência dos sistemas de busca e da melhora da indexação dos posts, permitindo que sejam mais facilmente encontrados.
  • Os blogueiros desenvolvem várias estratégias para "chamar" audiência, incluindo listar o blog no Technorati e no Google, comentar e linkar outros blogs (eu diria que é a estratégia mais importante), e colocando tags nos posts. Ou seja, o relatório mostra que há um nítido e consciente esforço em captar visitantes e mantê-los engajados no blog como uma forma de construir capital social e reputação nos blogs, como já comentei nos posts abaixo. Há, assim, um investimento significativo de esforço e tempo na construção dos blogs de maior autoridade. Nessa categoria, entra também o fato dos blogueiros investirem dinheiro nos blogs e controlarem o número de visitantes e sua participação.


chart-p3-attract.png

  • Outro detalhe importante, o relatório afirma que é possível observar a construção de tendências a partir do acompanhamento das citações de tags específicas nos blogs. Não sei até que ponto isso pode realmente mostrar um valor, mas com certeza, é uma medida de freqüência de um assunto na blogosfera.