Internet Research Conference 9.0 - Dia 1


Hoje aconteceram vários eventos paralelos, não consegui assistir todos. Então, comentários sobre os principais eventos do dia:
  • Keynote Speach da Mimi Ito - Ela é do Digital Youth Research, que tem vários projetos no sentido de tentar compreender como as novas tecnologias estão sendo apropriadas pelos jovens e pelos adolescentes americanos (mesmo centro em que a danah trabalha). O keynote foi justamente sobre isso, bastante focado na apropriação dos jovens, discutindo o ciberespaço como um espaço que não é desconectado do mundo offline, e como um complexificador da sociabilidade. Além disso, ela comentou dois tipos de grupos, os friednship-driven (grupos mais, digamos, sociais) e os interest-driven, (grupos mais focados em linhas de interesse, como fãs de anime, grupo que ela estuda).
  • Participei com o Jan Shmidit, Daniel Skog, Lewis Goodings, Amanda Lenhart, Marlene Larsen e Nancy Baym da mesa Life on the Move, que discutiu teorias e metodologias para o estudo de redes sociais e comunidades virtuais.
  • O tema da mobilidade parece estar em alta. Há uma grande quantidade de trabalhos discutindo fotografia, sociabilidade, novas práticas e etc. tudo de um ponto de vista das novas culturas geradas pela ubiquidade da comunicação. Celulares, câmeras por todos os lados e, principalmente, a internet em todos os espaços. A discussão vai longe. Amanhã tem o keynote do Richard Ling, que vai discutir um pouco mais essas questões, vou tentar twittar (se a Internet aqui ajudar).
Para quem quiser acompanhar mais de perto, tem a tag #ir9 e o Twitter do evento e o Alex Halavais (que inclusive, disponibilizou a apresentação divertidíssima dele) criou um wiki onde têm vários textos, vídeos e etc. Vale conferir.