Internet Research Conference 9.0 - Dia 3


O terceiro foi o melhor dia. Não porque foi o dia em que apresentei dois trabalhos: um sobre o Orkut e outro sobre o Fotolog, mas porque foi o dia em que vi mais trabalhos muito, muito interessantes e fiquei mais cheia de idéias.

  • Dois trabalhos especialmente chamaram minha atenção: o da Jan Fernback, que eu não conhecia pessoalmente e que teceu uma longa crítica ao conceito de Web 2.0 e ao conceito de comunidade na Web 2.0, que praticamente valeu o congresso. Foi uma abordagem muito interessante (o que ela apresentou ainda era uma draft version), mas fiquei com muitas idéias legais a partir do trabalho dela. O segundo foi o trabalho da Caroline Haythornthwaite, que também aborda a questão das comunidades virtuais. Do ponto de vista do grupo que ela coordenou, também vários trabalhos mais empíricos e com muitos questionamentos a respeito do tema.
  • Durante a tarde, apresentei um panorama da primeira e a segunda fase da adoção do Orkut no Brasil, em uma mesa denominada "Social Network Sites in National Contexts" coordenada pela Ewa Callahan, onde o Fabio Giglietto falou do Bebo Badoo e do Facebook na Itália; a Ewa, sobre o Nasza-Klasa na Polônia; a Seong Eun Cho comparou a adoção desses sites nos EUA e na Coréia e finalmente, a Yeon-Ok Lee falou de eventos nas eleições coreanas e do YouTube. Essa mesa foi muito legal e foi transmitida ao vivo via Web pelo Gilson Schwarz, que também esteve presente no evento com um trabalho sobre cidades, mobilidade e conhecimento. Também participei de outra mesa muito legal, que foi coordenada pela Suely Fragoso, onde o tema foram redes sociais e eu apresentei um panorama da adoção do fotolog como site de rede social, a Suely apresentou um mapeamento do território através das comunidades do Orkut, a Zizi Papacharissi falou do aplicativo dos Zumbis no Facebook e o Bernhard Rieder falou da busca por um algoritmo de proximidade para redes sociais. O Gílson também transmitiu essa mesa via internet.


Agora já estou de volta ao Brasil, cheia de idéias e com um super jet lag. Muitas novidades apareceram por aqui, mas depois eu vou comentá-las com mais calma. Sobre a Dinamarca, além do fato de ser um país onde as coisas são super inflacionadas, tem muitos pontos positivos. É muito lindo, as pessoas são muito educadas e a violência é praticamente inexistente se comparada ao Brasil. Também achei o máximo que todo mundo corre (exercício) de manhã e usa a bicicleta como principal meio de transporte. Também vou precisar entender melhor a coisa do senso estético dinamarquês, mas isso é assunto para outro post.