Considerações sobre o Twitter II - Autoridade


whale.gifComo medir autoridade no Twitter? Essa questão me assaltou também durante a ABCiber e fiquei um tempo pensando nela. Essa foi, também, a segunda discussão com a Gabi Zago. Assim que vou traçar algumas considerações gerais aqui, em cima de um artigo que estou escrevendo.

Tenho percebido que o Twitter está intimamente ligado com a blogosfera no Brasil (que supostamente morreu). Primeiramente, porque tenho observado que muitos blogueiros possuem twitter e o utilizam de forma complementar a seus blogs. Parece que temos uma correlação entre a audiência do blog e a audiência do Twitter também, uma vez que alguns dos maiores blogueiros são, também, alguns dos twitters com maior número de seguidores. Mas será que isso significa autoridade?

É bastante óbvio que o número de seguidores no Twitter implica sim em uma maior popularidade, uma vez que aquilo que será publicado por alguém aparecerá para seus seguidores. Isso implica no fato de que essas pessoas podem ter maior influência para, por exemplo, repassar mensagens, do que outras. Mas a autoridade não vem somente do número de seguidores (embora esse possa indicá-la), mas também da credibilidade. Por exemplo, imaginemos o Victor Fasano. Ele tem vários seguidores, mas isso não implica diretamente em uma maior autoridade, pois muitos sabem que se trata de um fake e o acompanham apenas por diversão. A mim parece que a autoridade, no Twitter, tem um forte componente "herdado" dos blogs. Ou seja, aqueles blogueiros que já tinham alguma credibilidade em seus blogs parecem importar essa credibilidade no Twitter e construir autoridade a partir dela. A autoridade dos indivíduos no Twitter é também diferente daquela dos jornais e conglomerados jornalísticos que utilizam o Twitter para enviar notícias, como a BBC News. A autoridade é também decorrente da capacidade de inluência, ou seja, da capacidade de provocar em outros alguma ação (como já falei aqui). Isso poderia ser observado através das conversações, dos replies que alguém recebe ou da sua capacidade de gerar uma discussão/thread no Twitter.

09f1.jpeg.jpgTodos os tipos de autoridade são iguais?

Assim, parece-me que uma métrica de autoridade, de um modo geral, teria que levar em conta todos esses elementos. Mas não se pode esquecer também o fato de que há tipos diferentes de autoridade, decorrentes dos vários tipos de valores que são perseguidos pelos atores sociais naquele espaço. Fazendo uma tentativa de classificar esses valores, vou usar os tipos de capital social do Bertolini e Bravo, que são mais específicos para esse tipo de construção. Só para que fique claro aqui, o capital social é o valor social construído no grupo, que pode ser apropriado pelos indivíduos. Ou seja, só há capital social quando há um grupo (não é o indivíduo que possui capital, mas o grupo que constrói). Assim, a autoridade, enquanto capital social, não é construída por mim, mas pelo conjunto das pessoas que me concedem esse valor em cima de uma tentativa minha de construí-lo. Assim, poderíamos trabalhar os tipos de autoridade:

a) Autoridade Informativa - Seria o valor construído em cima do capital cognitivo, ou seja, da veracidade e credibilidade das informações publicadas pelo twitter. Seria o tipo de autoridade da BBC, por exemplo. É um tipo de autoridade difícil de construir pelos indivíduos, pois está diretamente relacionada com a expertise do ator social e com o seu investimento em publicar esse tipo de informação. Por conta das limitações do Twitter, parece-me que esse tipo de autoridade é mais "herdada" de outras ferramentas (sites, mídia, etc.) e menos construída no Twitter. Está diretamente relacionada com as informações publicadas.

b) Autoridade relacional - Seria a capacidade de iniciar uma conversação ou uma movimentação no Twitter. É um valor construído em cima da conectividade do indivíduo na rede (e logo, está também conectada ao seu número de seguidores). Está relacionado aos laços fracos, à interação e à capacidade de gerar respostas a uma determinada publicação. Essas respostas têm menos uma relação com aquilo que é publicado e mais uma relação com o ator social. Essa relação não está baseada na credibilidade ou no expertise, mas simplesmente, nas relações estabelecidas com outros twitters. É um tipo de autoridade que normalmente só é construída pelos indivíduos, a partir de seu investimento em conversações com outros. Está diretamente relacionada com o número de respostas que alguém recebe quando publica alguma coisa.

Esses dois tipos de autoridade poderiam ser encontrados em um mesmo ator social, mas não estão sempre juntos e geram valores diferentes na rede. A percepção desses valores poderia auxiliar a medir a autoridade no sistema. :)