Drops de Domingo


Cheguei da ABCiber doente e não tenho conseguido ficar muito no computador. Então vou comentar as novidades em forma de drops, senão corro o risco de esquecer de falar. :-)

# Quem quiser conferir como foi a ABCiber, a Sandra fez um resumão no blog dela. Eu twittei durante algumas conferências também, mas não o tempo todo porque fiquei me sentindo meio mal no final. O evento foi cansativo, muito cansativo. Passei os dias na PUC, com a wireless pouco ou nada funcionando, chegava no hotel muito, muito cansada. De qualquer modo, o evento foi bastante proveitoso e apresentei um trabalho sobre o mapeamento de redes sociais através da conversação, já disponível na parte de "papers" para quem quiser olhar. Ah, no site da ABCiber também tem os papers que foram apresentados para download.

# Participei ainda dos dois últimos dias do Regiocom, de um modo especial, da mesa de Internet, com a Suely Fragoso, Juremir Machado da Silva e Aníbal Pozzo. Estava meio mal, mas me esforcei para participar ali e ainda mediei uma mesa na parte da tarde, com excelentes trabalhos. O Regiocom foi transmitido via Twitter pela turma de Jornalismo Digital, que também organizou e produziu matérias durante todo o evento.

# Uma novidade bem legal é que o livro Blogs.com, que organizei com a Sandra Montardo e a Adriana Amaral será lançado na Campus Party, em janeiro de 2009, em Sampa. Deve ficar disponível em cópia free para download graças aos esforços do Sérgio Amadeu (thanks!). A idéia foi organizar um trabalho que reunisse artigos que focam o tema de blogs, refletindo um pouco da pesquisa na área no Brasil. O livro tem vários artigos bem legais, focando blogs e jornalismo, histórico e definição dos blogs, blogs e política e etc. Em breve, colocarei no ar o site do livro, com sumário e detalhes (e possivelmente, uma segunda chamada para o próximo livro).

# Falando em livro, será lançado no dia 24, no Rio de Janeiro, o livro Web 2.0: participação e vigilância na era da comunicação distribuída, organizado pelo Henrique Antoun (UFRJ). O livro tem vários artigos que focam os temas da participação, do capital social, da vigilância e, inclusive, um artigo meu falando dos aspectos de identidade nos fotologs (pensando a apropriação dos Fotologs como site de rede social, assunto que vou aprofundar um pouco mais em um paper já no forno). O livro será lançado na Livraria Argumento no Leblon.

# Ontem foi o Dia da Blogagem Política Coletiva Não ao Vigilantismo (novamente manifestação contra os projetos de lei que estão sendo votados e que vão cercear liberdades na Internet). Eu, meio mal e de cama, esqueci de falar alguma coisa. Fica o registro, para quem quiser seguir o que foi dito, e o que foi feito, o Xô Censura estava mostrando quem aderiu e o que foi dito. Apoio total da iniciativa!

# Sexta, em sampa, aconteceu o Flash Mob contra o projeto do Azeredo também. Eu, já no RS e totalmente mal, não participei, mas procurei ajudar a divulgar. O Sergiou Amadeu publicou fotos e um relato no blog dele.

# Finalmente, outra novidade é que eu vou participar da Campus Party 2009, em Sampa, de 19 a 25 de janeiro. Acho que será muito legal poder ir e será ótimo conversar com o povo por lá. :D