Apropriações do Twitter e Valores Sociais


twitter-browser.jpgO Twitter é uma ferramenta que me parece fascinante por seu caráter agregador. Sua característica de micro-mensageiro, aliada ao uso e apropriação pelas redes sociais gerou uma série de apropriações pelos usuários brasileiros que me chama a atenção (estudo pseudo-etnográfico). Claro que o uso do Twitter por aqui não se compara com o uso dos países de língua inglesa. Li, recentemente, no IDGNow! que há uma estimativa de cerca de 2 milhões de usuários ativos no sistema. Acho um número enorme, considerado que o Twitter ainda está no nível de adoção de techies (pessoal que trabalha/lida com tecnologia). Esse nicho, na verdade, parece-me que é onde reside parte da força do Twitter por aqui, que é basicamente ligada a sua capacidade informativa. Digo isso porque a mim parece que há uma forte apropriação do sistema por parte de blogueiros e outros formadores de opinião. Assim, esses usuários freqüentes acabam por potencializar o valor de influência e difusão de memes do Twitter.

Mas eu queria discutir as apropriações do Twitter. Tendo analisado o sistema nos últimos meses, vou fazer algumas considerações a respeito dos aspectos das redes sociais e dos valores construídos ali. Na minha percepção, os valores são decorrentes das formas de apropriação dos sistemas.

Valor Informativo

É relacionado à vários valores sociais como reputação e complexificação das redes sociais. As informações são uma grande moeda no Twitter, especialmente no que concerne a conseguir mais seguidores. Quanto mais informações relevantes, maiores as chances de ter mais seguidores e agregar maior valor e reputação. Nesse sentido, parece-me que há uma certa competição entre os usuários a respeito do número de seguidores, tomado como um indicativo de popularidade e autoridade pela maior parte dos usuários. Mas esse capital não é apenas relativo às informações publicadas, mas também à ação de criar e repassar informações mais novas e mais diferentes. Assim, a competição parece gerar informações melhores e mais interessantes, uma vez que são ecoadas apenas aquelas consideradas relevantes pelos atores para sua rede social.

Esse valor informativo também é relacionado à construção de reputação na medida em que o Twitter funciona através de visibilidade (para ser visto é preciso twittar) que é associada à reputação e a visibilidade só é valorizada se as informações forem relevantes. Esse valor, assim, tem dupla faceta: é individual e coletivo. É individual na medida em que contrói valor para o ator, mas é coletivo na medida em que atua na rede social.

Valor Social

O valor social é decorrente de todas os sites de comunicação mediada pelo computador, que permitem uma complexificação e manutenção de uma rede social com pouco custo para o ator social. É possível utilizar esses sistemas para fortalecer conexões, manter conexões e gerar capital social relacionado com os grupos dos quais se faz parte. Esse potencial social é diretamente relacionado com a capacidade de mobilização das redes através desses sistemas, bem como através da divulgação de memes e das ações coletivas.

As conversações, no Twitter, são essencialmente assíncronas (acontecem sem que os atores necessitem estar online ao mesmo tempo). Com isso, ele se torna menos exigente que os mensageiros instantâneos e mais maleável para a interação. Isso também facilita a construção de valor social, embora reduza a sua capacidade de gerar coerência e conversações. Esse valor também é individual quando valoriza as conexões para o ator. E é coletivo na medida em que complexifica a rede social.

Valor Agregador

Outro valor que é característico do Twitter, na minha percepção, é sua capacidade de agregar diversas plataformas de comunicação de uma forma mais pessoal que os blogs e mais abrangente que os mensageiros como Google Talk e Live Messenger. Com isso, blogueiros e outros atores utilizam-no como forma de divulgar novidades no blog, updates no Orkut, atualizações no Flickr e até mesmo, as músicas que estão ouvindo no Blip.fm. Esse valor agregador é somado ao fato do Twitter conseguir centralizar essas interações, mostrando a presença dos atores e suas marcas diárias, bem como um centro de informações. Esse valor é relacionado a plano indivídual, aquele relacionado ator. Pode tornar-se coletivo quando sua apropriação permitir uma complexificação da rede social expressa no sistema.

Esses valores são construídos por conta da apropriação realizada pelos atores sociais. Não são sempre os mesmos e nem existem o tempo todo. Por exemplo, no Plurk, outro micro-mensageiro, o principal valor é o social, agregado a possibilidade de conversação que o sistema proporciona. O valor informativo é um pano de fundo para o social. O que me leva há uma outra consideração: Creio que o Twitter foi criado mais como ferramenta social e menos como ferramenta informativa (daí sua pergunta "o que você está fazendo"). O uso informativo é emergente, decorrente das motivações e percepções de valor dos atores que apropriam esse sistema. E isso não é uma decorrência simplesmente das limitações e vantagens do software. O Jaiku tem ferramentas informativas melhores, mas é muito menos usado que o Twitter.

Eu diria, assim, que concordo com a reportagem do IDG, que afirma que o Twitter ainda é um site de nicho. Mas eu acho que o potencial de influência do Twitter, por causa de sua apropriação pelas redes sociais, é muito, muito maior do que todos os demais sistemas mais conhecidos no Brasil. Isso porque o potencial não é apenas informativo, mas agregador e também social e daí, fortemente mobilizador no sentido de refletir-se em outros sites (como blogs, fotologs, flickrs e até mesmo, no Orkut). Isso, no atual cenário. Quando e se o Twitter passar a ser popularizado no Brasil, creio que teremos um cenário bastante diferente de apropriação.