Drops de Terça


Vários estudos e estatísticas saindo nesse final de ano, além de notícias interessantes. Compilando algumas:

# Saiu o Pew Internet Report sobre o futuro da Internet. Alguns resultados interessantes, como o aumento da tolerância social, a questão da redução do copyright (achei as respostas um pouco "idealísticas" e não totalmente baseadas em reflexão); e a questão da identidade e da transparência. Embora a maior parte dos resultados do que esperar do futuro da Internet seja esperada (mobilidade, borramento das fronteiras entre online x offline, menos fronteiras entre trabalho, lazer e etc.), acho que tem coisas bem interessantes e que vale dar uma olhada. Ah sim, importante lembrar também que estudo é realizado apenas entre americanos e a partir dos hábitos americanos. Acho que é possível que um estudo brasileiro, por exemplo, apontasse dados um pouco diferentes.

# Falando em dados brasileiros, o Ibope/NetRatings divulgou ontem alguns dados atualizados da Internet brasileira. O número de brasileiros com acesso domiciliar cresceu pra 38 milhões (24,4 em novembro do ano passado), o que mostra que o acesso à Internet cresce a passos largos no País. E o acesso principal ainda vai pra ferramentas de comunicação e sites de redes sociais. Interessantemente, a idéia de que esses sites sejam um motor de inclusão digital no Brasil já vou defendida em alguns congressos dos quais participei e acho que é bastante possível.

# Uma informação interessante é que o Tim Berners-Lee (o "criador" do que hoje conhecemos como Web) vai abrir o Campus Party 2009. Vi no blog do Sérgio Amadeu há alguns dias que a possibilidade de ele vir existia e parece que a Folha cofirmou.

# Vi no blog do GJol a referência ao estudo do James Grimmelmann sobre a privacidade no Facebook. Achei muito interessante e fiquei pensando no quanto de suas conclusões podemos aplicar no Orkut. #