Drops, Pensamentos e um (futuro) Livro


Estou um pouco offline do blog por uma razão justa: Estou dando os últimos retoques no meu livro sobre Redes Sociais na Internet. O livro é, em parte, derivado da minha tese que até então eu não tinha colocado online (e colocarei, em breve) e, em parte, um apanhado de minhas pesquisas na área. O que tenho sofrido um pouco é na questão da passagem linguagem-científica para linguagem-do-público em geral, já que a idéia é fazer algo que seja abrangente e que explique, de forma simples, um pouco das idéias com as quais eu tenho trabalhado (e muitas das quais, discuti aqui no blog). O livro ainda não tem editora - e talvez por conta disso, demore um pouco a sair - mas vamos ver o que acontece nas próximas semanas. Stay tunned. :-)

# Comecei a receber spam via direct messages e @ messages no Twitter. :-P Logo eu, que tenho horror a spammers! Prevejo que esse será um problema sério, e logo. Não é possível ainda, no sistema, selecionar de quem quero receber mensagens e o sistema de bloqueio de seguidores do Twitter é patético. Assim que é muito difiícil 1) encontrar os seguidores spammers e 2) mesmo que o encontremos e bloqueemos, não tem como impedir que outros perfis nos enviem mensagens diretas. A única solução, parece-me, é colocar a conta privada, coisa que não quero fazer. Ou o Twitter implementar algumas ferramentas melhores de controle dos perfis.

# Procurando presentes de Natal online também me deparo, a toda hora, com a tosquice das sugestões de presentes e do funcionamento dos sites das principais lojas brasileiras. É impressionante que ninguém tenha um arquiteto de informação e alguma noção de usabilidade ao criar menus que se escondem, voltas bizarras e links que não funcionam. E não vou nem falar nas sugestões bizarras de presentes (uma TV LCD HDMI 42 polegadas de 5 mil reais parece a sugestão-padrão de presente de Natal).

# Vocês conhecem algum site de cartões de Natal legal? Não achei nada interessante e a maioria dos sites fica spameando as pessoas incautas que deixam seus e-mails de verdade ali (minha técnica é ter uma conta só para esses cadastros, que eu chamo de conta de "spam").