Por que o Facebook ameaça o Orkut na Índia?


orkfb.jpgTalvez muitos não saibam, mas há uns dois anos atrás, eu passei um mês na Índia como consultora, estudando o crescimento e a adoção do Orkut no país. Embora lá existam muitas semelhanças com o Brasil na adoção do sistema, o Facebook sempre foi uma ameaça real por lá, o que nunca foi por aqui. Ainda esta semana eu vi no blog do Calazans que os números estão crescendo ainda mais e resolvi dar meus dois centavos a respeito da questão dessa possível migração.

Ponto 1: Fatores culturais

A Índia é um país que "exporta" muita gente. Além de ser um dos países mais populosos do mundo, é famosa pela de obra qualificada que vai para as empresas de tecnologia. É impressionante: aonde quer que se vá ao redor do mundo trabalhar com TI, lá estará um indiano. O outro ponto é que os indianos são muito, muito focados na família, de um modo fundamental, na autoridade da família: A questão das castas ainda é bastante forte, muitos casamentos ainda são arranjados, e há um forte fator cultural de obediência e respeito para com os familiares. (Aliás, esse é um ponto da dualidade indiana - um país emergente, com um desenvolvimento tecnológico chocante mas, ao mesmo tempo, preso a tradições milenares que se perpetuam entre seus habitantes.) Além disso, os indianos passam por um processo bastante parecido com aquele dos jovens dos países anglo-saxões. Ao completar o segundo grau, precisam mudar-se para continuar estudando na universidade. Muitas famílias, inclusive, costumam mandar os filhos estudar no Exterior. Aí temos o meu primeiro ponto.

A força dos expatriados

Sabemos que a adoção dos sites de redes sociais depende, obviamente, das redes sociais dos indivíduos. Afinal, a única graça de fazer parte de um sistema desses é se as pessoas que conhecemos também fizerem. Indivíduos fora de seu território tendem a ser fundamentais para o espalhamento desses sites, pois atuam como catalisadores nesse espalhamento. Foi assim com o Orkut no Brasil, foi assim com o Facebook na América Latina e foi assim com o Facebook e o Orkut na Índia. Como assim? Ora, pessoas que se mudam percebem rapidamente o valor do sistema para manter contato com sua rede social e obter capital social, mesmo à distância. Assim, esses indianos espalhados pelo mundo certamente foram fatores fundamentais para a entrada do Facebook e do Orkut na Índia. Claro que, como o Facebook está mais ligado aos países de língua inglesa, que é um dos idiomas oficiais da Índia e do mundo da tecnologia, há maior possibilidade de que o Facebook chegue a grupos sociais diferentes do que o Orkut. Isso traz uma frente de ataque bastante forte do Facebook contra o Orkut (cujo maior número de usuários é "interno" do País).

Esses indivíduos expatriados possuem uma força sem igual nos mecanismos de espalhamento dessas ferramentas, pois são eles que dedicam mais tempo e mais esforço na manutenção de suas redes sociais à distância. Ou, pelo menos, o fazem enquanto não conseguem construir uma rede social na sua nova localidade. Esse ponto é muito importante pois, ao contrário do Brasil, onde o Orkut chegou sem concorrentes diretos, na Índia, o Facebook cresceu junto com o Orkut. Ou seja, há uma tensão entre a adoção dos dois sistemas, embora o Orkut tenha chegado com força primeiro.

orkut-india.jpgPonto 2: Fatores Sociais

O Orkut foi apropriado principalmente por jovens e adolescentes indianos (notadamente, os early adopters desse tipo de ferramenta são muito jovens), daí seu rápido espalhamento interno no País. Não como uma característica especial dessa adoção, pois todos os sites de redes sociais que iniciaram em qualquer país passam por esse processo. Mas isso implica em um ponto onde há uma saturação e uma necessidade de diferenciação. Na Índia, o Orkut passa por um dilema parecido com aquele do MySpace nos Estados Unidos (relatado pela danah boyd há algum tempo): virou coisa de criança. Ao "crescer", ir para a universidade e começar uma vida mais "adulta", o site de rede social mudaria para algo mais sério. E o Facebook tem entrado nesse nicho, principalmente por causa da sua organização em torno das universidades. Essa mudança de site é, assim, também um fator cultural e social: a rede social muda, o site de rede social também.

Mas há outro fator social também. A Índia é um país onde há muitos elementos que influenciam essa questão da publicização do eu: as castas, a família, o casamento, a religião... o Orkut, a rigor, é um sistema extremamente público. Com isso, muitos indianos só usam o sistema através de fakes, seja por medo que a família descubra, seja para explorar potenciais candidatos a casamento e etc. Isso é especialmente comum entre as mulheres. Há, assim, uma preocupação grande com a privacidade, refletida no próprio olhar de uma sociedade bastante conservadora. O Facebook é muito mais privado que o Orkut. Ali, só pessoas que fazem parte da sua rede social podem ver o seu perfil. Não é aberto ao mundo, como o Orkut. Esse pode ser outro fator relevante para a mudança do site de rede social por parte dos atores.

Diferenciação e Privacidade

Assim, meu ponto aqui é: Enquanto o Orkut superou relativamente bem a questão da diferenciação no Brasil (aqui ela ocorre dentro do sistema, através da linguagem, da apropriação e de outros fatores de diferenciação), talvez por conta do timming e da língua (o Facebook só foi implementar uma versão em português recentemente, enquanto o Orkut o fez em 2005). Mas na Índia essa questão é latente, pois não há barreiras para a migração para outro site. Além disso, há importantes fatores sociais "empurrando" a adoção do Facebook, como a questão da privacidade, da diferenciação e do contato com uma nova rede social.

Conclusões

Esse ensaio tem por objetivo discutir um pouco a adoção do Orkut e do Facebook na Índia. Não fiz uma análise em profundidade dessa adoção (há fatores que eu não mencionei, como a questão da inovação) mas, simplesmente, dos fatores que acho que são relevantes para discutir essa migração hoje. Acho que o Facebook apresenta uma ameaça real na Índia sim, pois quase não há diferenciação de valor dos sistemas (o Orkut e o FB hoje são muito parecidos, nenhum apresenta funcionalidades absurdamente diferentes e valoradas), logo, essa migração será decidida nos aspectos culturais e sociais da adoção que, como eu apontei, são muito diferentes.

orkutbr.jpgE no Brasil?

Não há como comparar a adoção do Orkut na Índia com o Brasil. Historicamente, o Orkut no Brasil deu tão certo porque chegou na hora certa e atingiu o ponto de desequilíbrio cedo e assim, consolidou-se rapidamente. Em 2005, por exemplo, o Orkut já estava consolidado no Brasil. Na Índia, o Orkut cresce a partir de 2006, quando já há concorrência de outros sites que também estão crescendo rapidamente. Concordo com o Calazans quando ele diz que o que está acontecendo na Índia não deve acontecer no Brasil. Pelo menos, não por enquanto.