Drops de Quarta


Estou um pouco ocupada com vários deadlines e trabalhos (o ano começou muito rápido) e, por isso, com menos tempo para escrever para o blog. Então as atualizações de hoje vêm em forma de drops. :-)

# Imperdível o artigo do Bernardo Huberman, Daniel Romero e Fang Wu denonimado "Social Networks that Matter: Twitter under the microscope" que acabou de sair na First Monday. O artigo foca as redes sociais "realmente" criadas no Twitter, explicando que redes de conexões não são iguais a redes de interações (A idéia é parecida com o que eu tenho falado/escrito sobre redes emergentes e redes de filiação.) De uma perspectiva quantitativa, o artigo discute o que significa ter muitos seguidores no Twitter em relação ao que significa interagir com as pessoas. Ao final, mostram que, se retirarmos os links dos meros seguidores do grafo, temos uma rede bem mais simples em torno dos twitters.

Três coisas são incrivelmente legais sobre esse artigo: A primeira delas é que eu tive a oportunidade de conhecer e conversar com o Bernardo Huberman na última Hypertext, em Pittsburgh, onde ele foi keynote speaker. Lá, eu e um amigo que twitávamos o evento apresentamos o Twitter pro Huberman e discutimos seus usos durante um café. (O Huberman é argentino e simpaticíssimo.) A segunda é que é um artigo com foco social e o Huberman é um físico super reconhecido e que, por isso, essa discussão da interação social como base para a percepção da rede é uma novidade para os estudos de redes sociais da área. E essa percepção é interessantíssima porque inaugura uma percepção mais forte dos estudos sociais em meio aos estudos quantitativos e estatísticos que têm sido mais freqüentes entre os pesquisadores americanos. A terceira é que o trabalho tem importantes insights sobre o Twitter, como por exemplo, a sugestão de que há um baixo custo para ter seguidores no sistema, mas um alto custo para ter amigos (conexões recíprocas baseadas em interação) e por isso um maior número de seguidores. Tem muito mais coisa para discutir sobre isso, mas assim que eu terminar o paper volto aqui para discutir.

# Um blog imperdível para todos que estudam redes sociais e blogs é o (novo e mais ativo) blog da Lilia Efimova. Ali ela tem apresentado resultados de suas pesquisas e insights sobre o que são e como são apropriados os blogs. O último artigo publicado, por exemplo, onde ela discute que blogs são "objetos fronteiriços", mistos de conexões não-pessoais e sistemas de informação, que têm características pessoalizadas como conversação com o self, publicação de informações, interação e abstração está imperdível. Leiam e coloquem nos feeds.

# O artigo do Träsel sobre o futuro do jornalismo merece ser lido e discutido. Concordo com muitas coisas que ele colocou ali, especialmente os micro-pagamentos e a busca por conteúdo não-genérico. Confiram.

# Finalmente, a pesquisa sobre o Twitter continua e ainda precisamos de respondentes: até o dia 12/01. Divulguem em suas redes sociais, se puderem, pois precisamos de um mapeamento bem abrangente. Os resultados vão virar um paper, mas depois serão discutidos aqui no blog (e creio, no blog da Gabi Zago tb).