Brincadeira com Redes Sociais no Twitter


Hoje conheci uma ferramenta bem interessante. O Twitter Mailana mapeia a sua rede social a partir das conversações (pessoas com quem você mais enviou mensagens e que mais receberam mensagens suas). Além de mapear os seus dez "melhores amigos" com base nessas trocas, a ferramenta ainda gera um grafo divertido de suas conversações e das conversações de alguns de seus amigos.

twitterraquel.jpg


Como vocês podem ver do meu grafo aí em cima, dos meus "melhores amigos", três são especialmente conectados: A @gabizago, que tem cinco conexões com meus outros "melhores amigos", o @trecker, com 6 conexões, o @caribe, com 7 conexões e o @exucaveiracover, com 8 conexões. Isso poderia indicar a possibilidade de alguns sub-clusters dentro da rede. Mas mais interessante, isso me faz pensar também que alguns usuários são centralizadores em clusters conversacionais, enquanto outros não o são por conta de sua apropriação do Twitter.

Enfim, muito boa a brincadeira para quem quer explorar as "redes sociais que importam" (Huberman, Romero e Wu, 2009), no Twitter. Clicando em cada nome, é possível ver também sua rede de conversação (e ver, por exemplo, quais usuários são mais influentes enquanto nós conversacionais).