Sobre o meme das 25 coisas do Facebook


facebook-logo.jpgHá alguns dias, está rolando no Facebook um meme chamado "25 coisas". A proposta é muito parecida com milhares de outros memes que já vimos. Alguém taggeia você e então, espera-se que você escreva 25 coisas que ninguém sabe a respeito de você mesmo em uma nota (onde seus amigos podem comentar) e passe adiante para outras pessoas.

Quanto ao meme, em si, não há novidades. Já vimos memes parecidos como o da "Maldição do Coelho Frank" (do Donnie Darko) no Fotolog, o meme "7 coisas" nos blogs (cuja proposta, aliás, era quase igual à este), ou mesmo o meme das músicas. A verdade é que esses movimentos são tão antigos quanto a própria CMC e vêm cada vez mais sendo ampliados para ferramentas diferentes (vide os memes do Twitter). O que surpreendeu muita gente é o alcance do meme (apesar de que eu só vi entre meus amigos americanos) e, para outros, a idade das pessoas que o respondiam (adultos).

A mim parece que as discussões têm perdido um pouco o ponto. Memes estão sempre circulando, apesar de mutantes, e vez por outra, vão e voltam. E também são observados entre faixas etárias bastante diferentes. E interessam pessoas diferentes. O que eu acho que é relevante é o fato do meme estar circulando no Facebook. Primeiro porque sites de redes sociais como o FB, o Orkut e etc. costumam ser menos focados na conversação com outras pessoas e mais focados na questão da identidade. Segundo porque durante o tempo em que pesquisei memes, raramente encontrei qualquer coisa como esse meme circulando nesse tipo de site (que necessitam de um investimento maior de tempo, que circulam paralelamente no sistema - através de uma ferramenta menos utilizada e etc.). O que me chama a atenção é que um meme tão complexo e dispendioso esteja circulando em um sistema onde não há uma expressiva quantidade de tempo empregado no aprofundamento dos laços sociais.

Isso poderia indicar várias coisas. Como meme social, o "25 coisas" só tem valor se for agregado ao fato de outras pessoas responderem e de pessoas próximas a você responderem. (Já defendi isso em um artigo - memes sociais têm como objetivo o aprofundamento dos laços sociais sob a forma de construção de intimidade e estímulo à conversação. Por isso tendem a circular mais em clusters - dentro dos grupos sociais.) Notei também, nos vários usuários que vi participarem, uma grande quantidade de comentários e interação - o que justificaria o investimento no meme. Mas acho que isso também pode mostrar que, de uma certa forma, o crescimento do FB pode dificultar a interação no sistema, e os atores procuram outra forma para estimulá-la e obter os benefícios para os laços sociais. Interessante será observar se outros desses memes passarem a aparecer por lá de forma tão representativa.