Drops de Terça


Nesse dia se Sao Patrick, vários links interessantíssimos estão espalhados pela Rede. Alguns que eu achei especialmente legais:

# Rogério Christofoletti fez um post sobre os novos livros de teoria do jornalismo que estão por sair. A proposta é construir uma sistematização de uma possível "teoria do jornalismo" brasileira. A série chama-se jornalismo a rigor e começa com um livro do Wilson Gomes.

# Texto do Techcrunch aponta para a experimentação de propaganda no Twitter. O pequeno quadrado de outra cor, logo após a lista de seguidores e seguidos já traz, pelo menos aqui, anúncio de ferramentas. Segundo o Michael Arrington, é uma primeira tentativa de monetizar a ferramenta.

# Eu adoro os textos da Nancy Baym. Ela estuda os fandoms e escreveu ontem um texto imperdível, chamado Music Fandom vs. Narrative Fandom. Quem curte esse tipo de pesquisa, favorite a Adriana Amaral, que também pesquisa as culturas de fãs aqui no Brasil.

# Texto do Calazans, do Ibope/NetRatings, falando sobre os dados de fevereiro do Twitter. O sistema tem 344 mil usuários mensais, com uma subida que ele considera significativa desde janeiro, de 225 mil (historicamente, sites de redes sociais perdem tráfego no Brasil nos meses de férias escolares/universitárias).

# Texto do Clay Shirky sobre o fim dos jornais. Apocalíptico e interessante, também vale a leitura e a discussão subsequente.

# Um gráfico interessante foi a dica do Alberto Marques sobre o tamanho dos sites de redes sociais e a população dos países.