Sites de Redes Sociais e Capital Social de Manutenção


O Cameron Marlow publicou no blog um relato bem mais aprofundado de sua pesquisa sobre o Facebook que foi notícia no The Economist e que eu comentei há alguns dias. No post, ele explicou algumas coisas que eu acho que são fundamentais e que podemos perceber também no uso de outros sites de redes sociais, como o Orkut.

Marlow explica que o núcleo da experiência de uso do Facebook é manter contato social. Ou seja, o FB funcionaria como uma espécie de RSS de notícias dos amigos e conhecidos, que permite que as conexões sociais sejam mantidas a distância e, muitas vezes, sem conversação explícita. Marlow chama essa característica de "consumo de conteúdo" sobre as conexões sociais. Essa experiência é caracterítica dos sites de redes sociais como o Orkut e o Facebook, onde há um foco grande no seu uso como ferramenta de contato social.Vejam que, de acordo com a perspectiva colocada por Marlow, o núcleo da experiência não é construir novos contatos, mas manter contatos já existentes. Ou seja, esse tipo de site permite que em seu grupo de conexões sejam acrescidas pessoas de quem gostaria de receber notícias e manter contato e esse contato é mantido. Mas não significa que os atores tenham quaisquer interesse em conversar ou interagir entre si. Como Marlow mostrou, as redes de contatos (que eu chamaria de redes de filiação) são muito maiores que as redes de conversações (que eu chamaria de rede emergente). Poderíamos dizer assim que esses sites de redes sociais são centrados na manutenção de conexões. Há um artigo da Nicole Ellison, do Charles Steinfield e do Clifford Lampe que foca justamente os tipos de capital social encontrados no Facebook, explicitando como uma das principais formas, o capital social de manutenção.

Isso nos mostra que esse tipo de site de rede social possui essa característica específica em sua apropriação - mostrar a rede social e permitir que essas conexões sejam mantidas mesmo sem interação e que as informações sobre a própria rede circulem deste modo. Essa característica é um dos elementos cruciais da compreensão dos sites de redes sociais: a manutenção das conexões independentemente da conversação e da interação.

Essas características observadas por Marlow já foram verificadas também em outros sites de redes sociais. Na minha tese, eu procurei mostrar que as redes emergentes eram substancialmente menores que as redes de filiação no Fotolog e que essas primeiras eram ainda muito geograficamente localizadas, enfatizando o papel de manutenção das conexões sociais desse tipo de ferramenta. Inicialmente, pensei que essa seria uma característica talvez única, mas não é o que parece. No meu trabalho e da Gabriela Zago com redes sociais no Twitter, verificamos coisas parecidas.

twittergrafoseguidos.jpg

Rede de seguidos de uma rede ego-centrada no Twitter.

conversaeseguidos-1.jpg

Rede de efeitva conversação da mesma rede ego-centrada no Twitter.

Mas será que todos os sites de redes sociais são iguais? Não sabemos. Aparentemente, há uma tendência possível de que os achados de Marlow sejam generalizáveis para várias apropriações de sites de redes sociais, em culturas bastante diferentes, de uma forma bastante geral. Mas sabemos, com alguma segurança, que aparentemente, o capital social de manutenção parece ser uma característica presente em todos esses sites.