Drops de Terça


Pouco tempo para escrever, alguns textos interessantes para quem procura informações sobre redes sociais na Internet:

# Efeito de rede e Efeito de comunidade - um artigo bem legal que traz alguns apontamentos sobre esses dois conceitos. O blog é do curso de "Redes" da Cornell e sempre aborda algum assunto interessante - embora nem sempre de forma aprofundada.

# Via Slashdot, um artigo que discute o valor de uma rede. O autor, Rod Beckstrom, relaciona o valor com as transações que acontecem na rede. Achei interessante porque a idéia de valor remete diretamente à idéia de capital social.

# Dois journals divulgaram suas últimas edições: o Journal of Computer-Mediated Communication publicou sua edição de janeiro, com artigos sobre redes sociais e games, sites de redes sociais e política e capital social; e a First Monday também divulgou a edição de abril, com artigos sobre privacidade, fãs e etc. Vale conferir.

# Vou apresentar uma pequena discussão sobre o Twitter no Brasil no painel "Tweeting it Out: Critical Examinations of Twitter Across Disciplines" na Internet Research Conference deste ano, junto com a Amanda Lenhart (PEW Internet), a Alice Marwick, o Cornelius Puschmann e a Liza Potts. Também vou apresentar outro trabalho, que foca as diferenças conversacionais das ferramentas Twitter e Plurk, junto com a Gabriela Zago e o Jandré Baptista. :D Assim que tiver as apresentações, pretendo disponibilizá-las por aqui.