O quanto mais o Twitter pode crescer no Brasil?


Os dados dos usuários brasileiros do Twitter recentemente divulgados pelo Ibope/NetRatings trazem vários questionamentos interessantes. Para traçar algumas idéias, peguei os números divulgados por eles dos últimos 12 meses e fiz o gráfico abaixo para ajudar na explicação. Primeiro, os dados mostram que o Twitter começou a crescer no Brasil atingindo picos há cerca de 6 meses (setembro e novembro de 2008), caindo abruptamente logo a seguir em dezembro. A partir de janeiro, no entanto, o número de usuários volta a crescer, quase dobrando entre fevereiro e março.

graficotwitter.jpg
Dados em milhares (000) do Ibope/NetRatings referentes aos últimos 12 meses (março de 2009-abril de 2008).

Dois fatores estão essencialmente importantes nesse crescimento. O primeiro é a cobertura da mídia. Nos últimos meses, diversas matérias a respeito do Twitter apareceram na grande mídia. Esse buzz tem contribuído bastante para que a ferramenta apresente o crescimento que estamos vendo. A adoção, no entanto, ainda não parece massiva.

Esse crescimento pode ser comparado com o Orkut no Brasil em 2004. Por coincidência, o Orkut começou a apresentar um crescimento considerável a partir de abril de 2004 (como vemos no gráfico abaixo, de Hampell, 2004). Apesar da cobertura midiática ter vindo algum tempo depois, ela terminou por assegurar a popularidade do Orkut, tornando-o quase um objeto cultural no Brasil.

hampell.jpg
Dados retirados da pesquisa de Hampell (2004). O Brasil é a linha marrom no gráfico.

A idéia de mostrar esses dois gráficos é discutir as comparações que têm sido feitas entre o Twitter e o Orkut no Brasil. São dois casos muito diferentes (ainda). O crescimento do Twitter ainda é pouco ou nada comparável com o crescimento do Orkut (desconsiderado que o percentual da população com acesso à Internet cresceu bastante desde 2004 no Brasil). Enquanto neste último vimos um crescimento reforçado pelos convites pessoais entre os atores das redes sociais, no Twitter, penso que podemos creditar o crescimento à uma expressiva cobertura midiática. Ao mesmo tempo, parece-me que a apropriação informacional do Orkut tende a restringir parte de sua popularização, ao menos fora do universo de heavy users. A mim parece que como o Orkut, o Twitter precisa de uma função relacional forte para popularizar-se no Brasil. (Por conta disso, sempre me pareceu que o Plurk teria maiores condições de tornar-se popular por aqui do que o próprio Twitter.) Apesar deste crescimento observado, ainda acho que o Twitter estabilizará o crescimento em seguida no Brasil, ainda dentro de um universo de nicho, principalmente por conta de sua apropriação inicial. No entanto, se o crescimento deste último amplificar-se nos próximos meses, o que indicaria que novas formas de apropriação poderiam estar surgindo e aí sim, penso que poderíamos começar a discutir as possibilidades de um efeito de rede global, como o do Orkut.