Drops de Domingo


Algumas informações interessantes que pesquei na rede nos últimos dias.

# O Boing Boing mostra um gráfico feito pela Meg Pickard no The Guardian falando dos trends (tópicos) no Twitter. Interessante comparação dos usuários que falam do #topico e aqueles que falam de quem está falando do #topico e contribuem para o buzz. Bastante interessante para pensar sobre o quanto de uma informação está realmente sendo relevante (lembrando que muitas das pessoas que retwitam algo não necessariamente leram aquela informação) no sistema.

# O Christofoletti explica porque os jornalistas devem ler a "Cultura da Convergência" do Henry Jenkins. Eu diria para lerem o blog do Jenkins também, muita coisa muito boa.

# A danah boyd responde algumas perguntas feitas sobre os adolescentes e o Twitter. Impressões bem interessantes, especialmente porque ela afirma que os adolescentes, nos EUA, não usam a ferramenta, pois não enxerga valor. Eu já discuti aqui que o Twitter não tem uma valoração individual facilmente perceptível, daí a dificuldade da adoção pelos jovens, mais focados na conversação e na sociabilidade. Acho que vale a discussão.

# O Caribé convoca todo mundo para uma blogagem coletiva contra o AI5 Digital no Mega Não!. Essa semana que passou, o evento em Sampa atraiu a atenção da mídia e das lideranças, inclusive do Ministro da Justiça, que se manifestou publicamente contra o projeto. Leiam mais lá.

Finalmente, estou com muito trabalho e pouco tempo para responder os comentários do blog e as mensagens pedindo coisas no Twitter. Quem quiser entrar em contato, por favor, envie um e-mail. Talvez eu demore um pouco para responder, mas respondo. :-) (E-mail ali na coluna da direita também).