Livro "Redes Sociais na Internet"


200px.jpgA partir desta semana, já esta a venda nas principais livrarias do país o meu livro Redes Sociais na Internet, que saiu pela Editora Sulina, na coleção Cibercultura. O livro é fruto de uma parceria com a Cubo.cc, que está cuidando do site do livro (que vai sair em breve), onde vai ter, também, uma versão PDF para download (free) e um aplicativo para iphone. A versão impressa, para quem desejar comprar, custa 30 reais e o livro tem 191 páginas.

Esse livro é parcialmente fruto do trabalho da minha tese de doutorado mas, não apenas dela, também de várias pesquisas que desenvolvi sobre redes sociais nos últimos anos. O livro está dividiro em duas partes. A primeira é focada na discussão teórica do que são e como podem ser estudadas as redes sociais. A segunda é focada em algumas aplicações do conceito.
Parte 1: Redes Sociais na Internet
Os elementos das redes sociais na Internet
Tipologias de redes sociais na Internet
Dinâmicas de redes sociais na Internet


Parte 2: Aspectos do Estudo das Redes Sociais na Internet
Tipos de Redes Sociais na Internet
Sites de Redes Sociais
Difusão de Informação em Redes Sociais
Comunidades em Redes Sociais

É um livro acadêmico, é claro, mas tentei fazê-lo de forma que ficasse acessível a todos aqueles que têm interesse no estudo das redes sociais. A apresentação do livro foi feita pela colega e amiga Suely Fragoso (Unisinos) e a orelha escrita pelo André Lemos (UFBA).