O problema do Spam no Twitter


failwhale.jpgUm dos problemas que vem emergindo com o aumento do número de usuários e pageviews do Twitter é o spam. Recentemente, spammer conseguiram atingir os "trending topics" da ferramenta e começaram a atuar de forma mais forte. E o que é mais importante (e mais preocupante): os spammers estão aprendendo a usar o sistema e as apropriações para proveito próprio.

Uso das Tags e Hastags

Ontem, acompanhando o streamming da final do American Idol, por exemplo, era possível observar uma enorme quantidade de contas spammers utilizando as tags para do programa para anúncios. Reparem que esse tipo de spam pressupõe que as pessoas estarão buscando utilizar o Twitter como ferramenta informativa e que estarão, portanto, lendo os tweets do streaming para acompanhar o que os demais estão falando do assunto que interessa. A apropriação das tags para spam é uma ação de difícil controle, especialmente se o spam for eventual, como parece ter acontecido. Mas o uso de tags populares para marcar mensagens publicitárias também parece estar acontecendo em várias instâncias de tags populares. Em quase todos os trending topics é possível encontrar, além das mensagens dos usuários, uma grande quantidade de spam.

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Uso das @s

O uso de nomes da rede do Twitter para mensagem publicitária também está acontecendo. Recentemente, deparei-me com vários replies utilizando um @raquelrecuero que não tinham absolutamente contexto nenhum. Ao entrar no perfil (fake, óbvio), percei que era um spammer utilizando um script que ia percorrendo a rede de seguidos de várias pessoas, largando o mesmo spam como um reply para cada membro da rede. Reparem que essa lógica utiliza, justamente, as práticas conversacionais e sociais do Twitter. Afinal, todos costumamos chegar as @s como forma de acompanhar comentários a respeito dos tweets e mesmo, responder a conversações em andamento.

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Centralidade na Rede

Mesmo que os perfis spammers não tenham seguidores, ao aumentar sua rede de seguidos, eles conseguem maior centralidade na rede. Ou seja, quanto mais gente um perfil spammer segue, mais acesso à rede do Twitter ele tem, seja para utilizar as @s, seja para interferir nos tópicos de discussão. Reparem, por exemplo, que recentemente o Twitter resolveu que só as @s lançadas dentro da mesma rede são visíveis para o usuário (ou seja, só quem está conectado a você ou a seus amigos tem suas menções visíveis). Com isso, exigiu-se que mais perfis fakes ou spammers conectem-se a outras pessoas e que, das milhares que seguem, sejam seguidos também por alguns incautos. Com essas conexões, esses perfis se tornam mais visíveis e são mais capazes de interferir no Twitter.

Os problemas

O Twitter está numa situação delicada. Como os spammers estão usando a própria lógica da rede para interferir nela, tornam muito difícil o controle por parte da ferramenta pois, ao tentar impedir o spam, o Twitter pode impedir usos cotidianos de não-spammers. Foi o que aconteceu com a limitação de visibilidade, por exemplo. No entanto, se o spam nas tags, por exemplo, começar a aumentar muito, aumenta o ruído e a dificuldade de acompanhar a linha pública do Twitter. Com isso, um dos maiores valores da ferramenta, aquele informativo, começa a sofrer as conseqüências e pode sim deixar de ser usado por conta do investimento necessário para passar a barreira do spam. Vimos isso acontecer com as comunidades do Orkut, outro exemplo. Ao mesmo tempo, o spam das @s também é potencialmente perigoso. Isso porque o ruído, se aumentado, compromete a visibilidade das mensagens relevantes, também afetando a utilidade da ferramenta.

As possíveis soluções

Pensar numa forma de solucionar o spam é sempre difícil. Penso que deixar todo o trabalho para os usuários, como fez o Orkut, é complicado porque aumenta o investimento de tempo que esses deverão ter na ferramenta, o que pode reduzir o uso e o spam crescer. Ainda assim, é importante que esses participem. Agilizar uma equipe de combate, proporcionar formas para que os próprios twitters coloquem tags em tweets de spam, fiscalizar perfis fakes e manter um olhar rígido nos trending topics são algumas das estratégias que a equipe deve estar considerando. Mas é importante que essas estratégias sejam implementadas logo. Se o spam sair de controle, a ferramenta começa a perder valor.