Sobre Sites de Rede Social: Orkut, Facebook e MySpace


networkmap350.gifNos últimos tempos, depois de praticamente 4 anos trabalhando muito no Orkut, tenho focado outros sites de redes sociais. Dois deles têm chamado minha atenção de modo especial: o Facebook e o MySpace.

O Facebook ganhou mercado com a espertíssima idéia de abrir o sistema para a construção de aplicativos por terceiros, coisa bastante ousada para alguns anos atrás. Trata-se não apenas de deixar que outros desenvolvam para a plataforma, mas igualmente, que outros ganhem dinheiro com o sistema deles. O desenvolvimento de aplicativos foi certamente um dos grandes motores por trás da popularização do Facebook. Os aplicativos, que vão sendo cada vez mais diferenciados, mantêm a atenção e o valor do site, gerando interesse dos usuários por manter a conta. Uma imensa quantidade de usuários entra para conhecer os jogos, para responder quizes e por recomendação de amigos. Isso porque a maior parte dos aplicativos do FB é social, ou seja, só tem "graça" se seus amigos também participarem. Além disso, alguns dos aplicativos do FB são surpreendentemente bons e bem feitos, o que, por si só, agrega valor.

O MySpace, por outro lado, decidiu investir principalmente na segmentação. Assim, de site "adolescentóide" como chegou a ser tratado nos EUA, virou um sistema voltado para a música, onde todas as bandas querem estar e onde os fãs podem ouvir as músicas, comentá-las e conhecer outras pessoas. O foco na música foi uma jogada muito interessante porque também gerou um interesse diferenciado na ferramenta. Há muitos usuários de várias idades, que apenas fizeram suas contas para "ouvir música" ou para ajudar suas bandas favoritas. Além disso, o MySpace congrega várias ferramentas de informação, o que valoriza a atualização dos perfis.

Nesse sentido, acho que as duas ferramentas inovaram, ultrapassando o Orkut em termos de manutenção do interesse social. Mesmo com a implementação tardia do Open Social, o Orkut não conseguiu correr atrás do Facebook na questão dos aplicativos. Assim, esses sites têm hoje desafios completamente diferentes. Enquanto o Facebook cresce a olhos vistos, enfrenta os problemas de seus milhares de aplicativos com notificação: o spam social. Com a complexificação da rede (quanto mais atores entram no sistema, mais densa torna-se a rede, pois há novas conexões e proximidade), as notificações começam a ficar exageradas e já é comum observar a irritação das pessoas com convites/informações/ mensagens automáticas do Facebook. O Myspace, por outro lado, precisa inventar modos de facilitar a interação social. Isso, do meu ponto de vista, passa pelo velho problema da interface. Vejam, não é que o sistema não tenha conteúdo interessante: tem, mas é difícil de encontrar e nem todo mundo gera por não saber como fazer.

De uma certa forma, a falta de inovação para a manutenção do interesse social parece ser um problema sério para o Orkut. Sem motivo para que as pessoas acessem, a tendência é que o tráfego vá caindo e que as pessoas, por fim, acabem por deletar seus perfis. Não estou dizendo que o Orkut não é utilizado. Mas o trabalho com os usuários parece apontar sim para uma falta generalizada de interesse na ferramenta. Antes, era comum que os informantes comentassem que entravam 4, 5 vezes por dia na ferramenta. Hoje já entram bem mais raramente (1 vez a cada 2, 3 dias). A maioria também parece ter a percepção de que o sistema está "parado" e que as pessoas atualizam pouco seus perfis. Isso indica que há um desinteresse, e que os usuários passam a procurar outras ferramentas que apresentem algum diferencial. Resta ver qual será a estratégia do Orkut para se reposicionar (ou não).