Redes Sociais na Internet e Difusão de Informações


redeforca.jpgPara a maioria dos pesquisadores é claro o fato de que as redes sociais na Internet alteram de forma expressiva o fluxo de informações na sociedade. Como a Rede mantém as pessoas conectadas (por exemplo, mesmo quando não estou online no Orkut ou no Twitter, estou recebendo as informações que a rede social propaga, que posso optar por ler depois ou não), além de permitir que qualquer um seja um potencial emissor, as informações circulam mais facilmente.

Há vários estudos quantitativos a respeito desses processos, que ganham um fôlego especial com o advento das ferramentas de CMC, cada vez mais e mais influentes nesses processos (por exemplo, os trabalhos da Lada Adamic, Eytan Adar, Mark Newman e etc.). Mas há poucos estudos qualitativos, no sentido de tentar entender, no micro, o que faz com que determinada informação seja repassada ou não. Uma das formas de se tentar compreender isso é analisando os valores que são gerados nessas transações informacionais, valores sociais e individuais (capital social), que é a principal perspectiva através da qual eu tenho trabalhado. Esses valores também podem ser estudados através da teoria dos jogos (para entender, por exemplo, a competição entre os atores pelos valorer como atenção, comentários e etc.) e de outras teorias econômicas que ainda não foram totalmente aplicadas para a Rede. Também podemos analisar o discurso dos atores para verificar que sentido foi construído e como este influencia a relação social. Ou mesmo, analisar as conversações e verificar quais informações estão sendo desconstruídas ou repassadas ali. Há muitas perspectivas.

Mas o que sabemos a respeito desses processos?

Alguns elementos parecem constantes nessas questões, ao menos, para mim.
  • A estrutura do suporte da rede influencia a difusão de informações. Observamos, por exemplo, que o Twitter parece ter um papel mais forte na difusão de informações (mais rápido, maior feedback, etc.) que o Orkut. Talvez porque tenhamos mais atenção concentrada no Twitter, talvez porque a estrutura da ferramenta proporcione um feedback mais rápido. Minha hipótese é que a apropriação da ferramenta é que influencia essa difusão e como a ferramenta é apropriada também a partir de sua limitação técnica, um influencia o outro.Assim, como o Twitter tem uma maior expectativa de simultaneidade nas trocas, bem como uma ilusão de "último minuto" para a informação divulgada, pode concentrar mais atenção e credibilidade (valores informacionais) enquanto o Orkut teria um foco mais social. Há trabalhos que relatam esses processos nos blogs, mas ainda não vi nada a respeito do Twitter.
  • A qualidade dos laços sociais presentes influencia a difusão de informações. Enquanto algumas informações parecem propagar-se melhor junto aos amigos, outras parecem funcionar melhor nos laços fracos. Eu escrevi sobre isso do ponto de vista qualitativo, mas não sabemos ainda se é possível encontrar esses padrões em larga escala. Acho que possivelmente, sim, pois os valores construídos pela rede influenciam a decisão de passar adiante uma informação ou não. Por exemplo, se você descobre um jogo muito legal no Facebook, cujo valor está também em ter outras pessoas que você conhece jogando, é provável que convide toda a sua rede e que os seus amigos respondam primeiro. Primeiro porque você não usa apenas o Facebook para ter contato com seus amigos, usa o Live Messenger, o GTalk e outras ferramentas e pode reforçar o convite nelas. Segundo, porque parte da graça do jogo é social - comentar com os amigos - e é mais provável que seus amigos te dêem atenção do que os conhecidos.
  • Os valores construídos influenciam as decisões dos atores em propagar ou não uma informação. Do ponto de vista qualitativo, os atores têm interesses variados e prospectam valores em suas interações. Assim, essa percepção gera comportamentos ativos no sentido de passar uma informação adiante. É o caso do "please RT" no Twitter. Por que as pessoas pedem que alguém repasse uma informação? Porque sabem que, quanto mais gente tiver contato com essa informação, maior a construção de valor para o ator envolvido. (Uma analogia para os brasileiros seria: quanto mais RT, maiores as chances de "aparecer" no ranking do migre.me e maiores as chances de conseguir mais seguidores, o que é um valor no Twitter.) Do mesmo modo, valores como reputação também atuam de forma marcante nesses processos. Por exemplo, se alguém que você considera um expert em Computação avisa que há um novo vírus circulando, é mais provável que você dê crédito a essa informação e a repasse a sua rede do que se o aviso viesse de alguém aleatório. Por isso questões como reputação, influência e centralidade dos atores na rede são consideradas importantes para se entender essa dinâmica.


Esses elementos que elenquei aqui são alguns dos padrões que chamam a minha atenção. É claro que são estudos ainda relativamente raros e a maioria, pouco qualitativa, focando mais em padrões amplos do que, por exemplo, em motivações individuais. Mas são pontos que precisam ser pensados e discutidos não só pelos pesquisadores, mas também por quem trabalha com mídia social. Afinal de contas, entender esses processos é entender como o buzz vai influenciar uma campanha, como as redes podem propagar boatos e mesmo, o que fazer para influenciar esses processos. É uma discussão muito interessante.