Facebook x Orkut no Brasil: Alguns apontamentos


facebook-logobrasil.jpgRecentemente, várias pessoas perguntam se eu penso que o Facebook tem alguma chance de repetir o fenômeno Orkut no Brasil e desbancar este último. É uma questão complexa e já escrevi sobre isso em alguns posts mais antigos. De um modo geral, acho que atualmente, é um risco presente e que é provável que o Facebook aumente a massa de usuários no Brasil, dividindo muito em breve com o Orkut a preferência do brasileiro. Mas vejam, não acho que é uma coisa imediata e nem acho que as pessoas vão simplesmente apagar os perfis no Orkut. Parece-me que vai acontecer o que já está acontecendo: alguns usuários vão migrar, fazer o perfil no FB e passar a usar mais do que o Orkut. Com o tempo, vão reduzir o uso e pagar o perfil do Orkut ou simplesmente deixar lá um link para o perfil do FB. Mas por que isso é uma possibilidade?

A Universalidade do Facebook

Embora não sendo o melhor site de rede social em termos de usabilidade, o Facebook é hoje o maior site de rede social do mundo em termos de abrangência. Foi o primeiro a quebrar a barreira cultural que existia nessas ferramentas. Durante alguns anos, observamos - eu e outros pesquisadores - uma tendência a adoção cultural dos sites de rede social, ou seja, do fato de determinados sites serem utilizados dentro de determinadas fronteiras culturais de língua e costumes. Assim, a adoção dos diversos sites era bastante regionalizada. A adoção do Facebook foi na contramão: passou a englobar países que já usavam outros sites, fazendo com que os usuários migrassem para o Facebook. O fato do site estar crescendo tanto indica sua popularização e a probabilidade de que também venha a crescer no Brasil. As redes sociais não são isoladas por fronteiras geográficas e é através delas que acontecem os convites. Com mais gente usando, é provável que cada vez mais gente use também no Brasil. (Vejam esse mapa recente publicado no Techcrunch sobre a abrangência do Facebook no mundo e comparem com esses outros mapas mais antigos.)

A inovação do Facebook

O Facebook não é hoje do tamanho que é por nada. Foi absolutamente inovador quando permitiu que os próprios usuários criassem aplicativos para rodar na plataforma. Com isso, criou uma massa especializada de usuários que inova constantemente os aplicativos, com novos jogos, mashups, ferramentas interessantes e etc. Isso agrega muito valor ao sistema do FB. Hoje, por exemplo, existem várias empresas que são baseadas em desenvolvimento de aplicativos para o Facebook. Com isso, gerou-se um motor de desenvolvimento interno: conforme os aplicativos geram interesse na ferramenta, mais usuários entram no FB por causa deles, mais o FB fica valorizado pelo número de usuários, mais estímulo têm os desenvolvedores para melhorar e desenvolver mais aplicativos inovadores que, por sua vez, vão gerar mais usuários e por aí vai. Novas formas de monetizar esses aplicativos estão sendo criadas e são mais um estímulo para que brasileiros passem a desenvolver aplicativos para o sistema, gerando mais interesse na ferramenta por aqui, o que também pode desencadear mais interesse no sistema. (Coisa que, inclusive, o Zuckerberg recentemente veio estimular por aqui...)

A maior preocupação para com a privacidade online no Brasil

A preocupação para com a privacidade online está cada vez mais presente no Orkut e no Brasil. É cada vez maior o número de usuários com fotos, scrapbooks e etc. fechados apenas para amigos. A adoção de apelidos e nomes diferenciados, para evitar que sejam "buscados" pelo sistema também é cada vez mais comum, bem como o uso de fotos que não identifiquem totalmente. Há também uma pressão forte da mídia e das escolas para que crianças e jovens passem a se preocupar mais com o tipo de informação que colocam online. Há vários anos era comum encontrar até o número do telefone das pessoas no perfil do Orkut. Hoje, cada vez menos informação está disponível nesses mesmos perfis. Isso é uma decorrência do crescimento da ferramenta e também do amadurecimento da apropriação do Orkut. Mas também atinge diretamente um dos mais importantes valores dessa apropriação: o social browsing, ou o "xeretar socialmente no perfil alheio". Com menos informações disponíveis, há uma desvalorização dessa apropriação. O Facebook, que tem investido muito na privacidade dos perfis, passa a ser uma opção interessante nesse contexto.

A necessidade de diferenciação

A danah boyd escreveu há um tempo um ensaio sobre o Facebook, que na época competia fortemente com o MySpace nos Estados Unidos, e a apropriação dos dois sites como forma de diferenciação de classe social. A diferenciação é uma característica humana. Ao mesmo tempo que temos uma quantidade enorme de internautas de todas as cores, classes e credos no Orkut, surge também a necessidade de ser diferente, de estabelecer fronteiras. Penso que é possível que isso também aconteça em relação à adoção do Facebook no Brasil. Já observamos as qualificações de uso das ferramentas em termos como "orkutização" e "favelização do orkut" sendo constantemente repetidas. Essas qualificações refletem também características da apropriação das ferramentas e é preciso que se observe de perto como isso se reflete nos diversos grupos sociais.

Vejam, novamente, isso não quer dizer que o Facebook vai repetir o Orkut. Acho difícil que tenhamos um sistema tão abrangente em termos de população como é o Orkut hoje. Mas acredito que, a menos que o Orkut comece a inovar muito em um curto espaço de tempo, é bem possível que o Facebook comece a criar uma massa de usuários no país muito mais rápido do que muitos imaginam e que vá dividir a liderança no País com o Orkut. Atualmente, o Facebook tem pouco mais de um milhão de perfis, contra os mais de 40 milhões no Orkut (praticamente um inseto diante de um elefante). Veremos o que vai acontecer nos próximos meses e se esse risco realmente vai começar a aparecer.